Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas CAD-CAM: Avaliação da precisão de aquisição de dados e dos equipamentos de fresagem.

Processo: 12/06311-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Eduardo Piza Pellizzer
Beneficiário:Caroline Cantieri de Mello
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial fixa   Sistema de aquisição de dados   Prótese dentária

Resumo

Objetivo: 1. Avaliar a adaptação marginal de infra- estruturas de prótese fixas e unitárias confeccionadas com um sistema CAD/CAM com três tipos de aquisição de dados: a) O sistema de aquisição intra-oral de dados iTero e; b) O sistema de aquisição intra-oral de dados Cerec BlueCam e; c) Um sistema convencional de escaneamento ótico (3s). Metodologia: Será confeccionado um troquel metálico, simulando uma situação de prótese fixa de três elementos que serão moldados com silicona e obtidos modelos em gesso. As dimensões dos preparos serão transferidas para o software conforme segue (n=10): 1) Moldagem direta dos preparos com o sistema de aquisição intra-oral de dados iTero (cadent); 2) Moldagem direta dos preparos com o sistema de aquisição intra-oral de dados Cerec BlueCam (Sirona); e 3) Escaneamento dos modelos com o scanner óptico 3s (DWOS). Para cada sistema de aquisição de dados serão obtidos dez arquivos com a anatomia dos preparos. Em seguida será utilizado um software (DWOS) para o desenho de 30 protótipos de infra-estrutura de prótese fixa de 3 elementos sobre os dados adquiridos nas fases de escaneamento. Os protótipos serão transferidos para fresagem através do sistema CAD/CAM Conexão. As infra-estruturas sobre os troquéis serão confeccionadas em Zircônia. Como controle serão confeccionadas 10 estruturas sobre os preparos utilizando a técnica convencional da cera perdida para confecção de estruturas em NI-CR. Todas as 40 peças obtidas serão submetidas à 12 medições de discrepância marginal vertical em microscópio óptico tridimensional em microscópio óptico tridimensional (Quick Scope-Mitutoyo). As peças serão então seccionadas nos conectores e serão realizadas novas medições dos copings unitários.A diferença estatisticamente significante, sob hipóteses iniciais de igualdade dos efeitos "interações", será testada por meio do modelo da análise de variância.O estudo do efeito interação será conduzido por meio do teste de Tukey e visualizado por meio do gráfico de médias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELLO, CAROLINE; SANTIAGO JUNIOR, JOEL FERRARO; GALHANO, GRAZIELA; QUINELLI MAZARO, JOSE VITOR; SCOTTI, ROBERTO; PELLIZZER, EDUARDO. Analysis of Vertical Marginal Adaptation of Zirconia Fixed Dental Prosthesis Frameworks Fabricated by the CAD/CAM System: A Randomized, Double-Blind Study. International Journal of Prosthodontics, v. 29, n. 2, p. 157-160, MAR-APR 2016. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Caroline Cantieri de. Sistemas CAD/CAM : avaliação da precisão de aquisição de dados. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.