Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores dopaminérgicos D1 e D2 do colículo inferior na expressão de respostas incondicionadas e condicionadas de medo

Processo: 12/06546-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Ana Caroline Colombo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Colículos inferiores   Dopamina   Medo

Resumo

Apesar de o colículo inferior ser uma estrutura envolvida primariamente com o processamento da informação acústica, hoje é amplamente aceito que ele também participa na integração dos aspectos sensoriais, autonômicos e comportamentais da reação de defesa do animal frente a situações de ameaça. A estimulação elétrica ou química dessa estrutura induz respostas defensivas como alerta, congelamento e fuga. Sabe-se que o colículo inferior apresenta alta concentração de receptores dopaminérgicos. A dopamina é um dos neuromoduladores mais ativos em mecanismos subjacentes a estados de medo e ansiedade. Além disso, o colículo inferior mantém projeções indiretas com a amígdala através do núcleo geniculado medial do tálamo. Estudos recentes demonstraram que distintos mecanismos modulatórios são recrutados no complexo basolateral da amígdala (BLA) durante o medo condicionado e incondicionado desencadeado pela ativação dos substratos neurais do colículo inferior. Desta forma, o objetivo do presente estudo é avaliar se e como a modulação dopaminérgica no colículo inferior está envolvida na expressão de respostas incondicionadas e condicionadas de medo. Para tanto, ratos Wistar machos receberão administração no colículo inferior de agonistas e antagonistas de receptores dopaminérgicos do tipo D1 e D2 e serão submetidos aos testes do labirinto em cruz elevado e do sobressalto potencializado pelo medo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLOMBO, ANA CAROLINE; DE OLIVEIRA, AMANDA RIBEIRO; REIMER, ADRIANO EDGAR; BRANDAO, MARCUS LIRA. Dopaminergic mechanisms underlying catalepsy, fear and anxiety: Do they interact?. Behavioural Brain Research, v. 257, p. 201-207, NOV 15 2013. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLOMBO, Ana Caroline. Papel dos receptores dopaminérgicos D1 e D2 do colículo inferior na expressão de respostas incondicionadas e condicionadas de medo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.