Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho produtivo, composição e perfil lipídico do leite de cabras Saanen alimentadas com diferentes concentrações de citral (3,7-dimethyl-2,6-octadienal)

Processo: 12/06941-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Taissa de Souza Canaes
Beneficiário:Karla Carolina de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caprinos   Caprinocultura leiteira   Ácidos graxos   Nutrição animal

Resumo

A melhoria da eficiência produtiva pela manipulação da microbiota ruminal via utilização de aditivos alternativos na alimentação animal, tem sido alvo de pesquisas recentes, principalmente, devido à crescente preocupação pública relacionada à resistência microbiana aos antibióticos e ionóforos. Na linha de produtos alternativos encontram-se os compostos de plantas medicinais, como o citral, principal composto do óleo essencial do capim-limão (Cymbopogon citratus (DC.) Stapf) que possui potencial antibacteriano, antiparasitário, antifúngico, e anticarcinogênico. Alguns estudos sobre o citral têm sugerido que este composto pode promover alterações na microbiota ruminal interferindo significativamente no perfil lipídico do leite. Porém, as pesquisas têm focado a utilização deste composto na alimentação de roedores, não existindo relatos do emprego deste composto na dieta de ruminantes. A adição de novos compostos, como o citral, na produção de caprinos leiteiros, pode ser uma alternativa para melhorar a eficiência energética do animal, e consequentemente a produtividade e o desempenho, além de agregar valor ao leite destes animais, melhorando a aceitação e comercialização. Neste contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar diferentes porcentagens de inclusão de citral sobre as características produtivas, físicas, químicas e perfil lipídico do leite de 16 cabras Saanen não canuladas alojadas em baias individuais. (AU)