Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da complexidade de habitat sobre o estado nutricional e estrutura comunidade de algas do perifíton: estudo observacional e experimental

Processo: 12/07366-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carla Ferragut
Beneficiário:Mayara Ribeiro Casartelli
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estado nutricional   Diversidade   Lagos

Resumo

Em ecossistemas lênticos, a complexidade de hábitat é um fator ambiental que atua diretamente sobre a estrutura das comunidades, mas pouco se conhece sobre sua influencia sobre o perifíton. O presente projeto de pesquisa pretende avaliar a influência da complexidade de habitat sobre o estado nutricional e a estrutura da comunidade de algas perifíticas através de um estudo observacional e experimental (Lago das Ninféias, PEFI, São Paulo). O estudo observacional constará de uma avaliação sazonal da estrutura e do estado nutricional em pontos da região litorânea com a presença e ausência de macrófitas aquáticas (n=3). Este delineamento permitirá a avaliação da influencia da complexidade de hábitat sobre o perifíton em condições naturais, bem como da variação das condições limnológicas, principalmente disponibilidade de recursos. O fator complexidade de hábitat será isolado no estudo experimental. Lâminas de vidro serão usadas como substrato para colonização. O estudo experimental será realizado em mesocosmos (n=5), onde o perifíton será submetido a diferentes complexidades estruturais de hábitat (controle, sem nenhum grau de complexidade estrutural; baixa complexidade estrutural, média complexidade estrutural; alta complexidade estrutural, n=5), sendo a amostragem dos substratos aleatória. Esta proposta contribuirá com informações para o projeto "Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (N, P, C) da comunidade perifítica, fitoplanctônica e metafítica no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo)" finalizado em fevereiro de 2012 (Fapesp: 2009/52253-4), pois validará algumas hipóteses sobre a complexidade de hábitat. Especificamente, o projeto pretende responder os seguintes questionamentos: i) se o aumento da complexidade de hábitat tem efeito positivo sobre o estado nutricional e o incremento de biomassa do perifíton; ii) se o aumento da complexidade de hábitat tem efeito positivo sobre a diversidade e densidade algal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASARTELLI, MAYARA RIBEIRO; FERRAGUT, CARLA. The effects of habitat complexity on periphyton biomass accumulation and taxonomic structure during colonization. Hydrobiologia, v. 807, n. 1, p. 233-246, FEB 2018. Citações Web of Science: 4.
CASARTELLI, MAYARA R.; FERRAGUT, CARLA. Influence of seasonality and rooted aquatic macrophyte on periphytic algal community on artificial substratum in a shallow tropical reservoir. International Review of Hydrobiology, v. 100, n. 5-6, p. 158-168, DEC 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.