Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores preditivos e escore de sobrevida em pacientes com Hepatite C submetidos a retransplante de fígado

Processo: 12/03895-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 25 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alice Tung Wan Song
Beneficiário:Alice Tung Wan Song
Anfitrião: Didier Samuel
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Paris-Sud (Paris 11), França  
Assunto(s):Infectologia   Transplante de fígado   Hepatite C   Mortalidade   Sobrevida

Resumo

Doença hepática avançada pelo vírus da hepatite C é a principal causa de transplante de fígado em países ocidentais. A progressão da doença é particularmente agressiva em indivíduos transplantados, com rápida evolução para fibrose. Em pacientes com cirrose estabelecida e falência do enxerto, o retransplante é a única opção terapêutica. Em pacientes com hepatite C o retransplante é controverso, visto que em alguns estudos a presença da doença é fator de risco para mortalidade. Na tentativa de prever a sobrevida e auxiliar na indicação de retransplante, vários escores têm sido desenvolvidos. Recentemente, um escore especificamente desenhado para pacientes com hepatite C foi publicado. Objetivos: Identificar fatores preditivos de sobrevida em pacientes retransplantados por hepatite C; validar e promover adequações em escore de sobrevida nesta população. Método: Análise retrospectiva dos casos de retransplante devido a recidiva de doença hepática por hepatite C do Hospital Paul Brousse. Serão revisadas as características de doadores e receptores do primeiro e do segundo transplantes, e sobrevida do paciente e do enxerto no segundo transplante. O desfecho primário será a sobrevida em 1, 3, 5 e 10 anos, e as variáveis serão analisadas como fatores preditivos de sobrevida através de análise univariada e multivariada. Um escore de sobrevida previamente publicado será validado e modificação poderá ser proposta conforme os resultados obtidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAN SONG, ALICE TUNG; SOBESKY, RODOLPHE; VINAIXA, CARMEN; DUMORTIER, JEROME; RADENNE, SYLVIE; DURAND, FRANOIS; CALMUS, YVON; ROUSSEAU, GERALDINE; LATOURNERIE, MARIANNE; FERAY, CYRILLE; DELVART, VALERIE; ROCHE, BRUNO; HAIM-BOUKOBZA, STEPHANIE; ROQUE-AFONSO, ANNE-MARIE; CASTAING, DENIS; ABDALA, EDSON; CARNEIRO D'ALBUQUERQUE, LUIZ AUGUSTO; DUCLOS-VALLEE, JEAN-CHARLES; BERENGUER, MARINA; SAMUEL, DIDIER. Predictive factors for survival and score application in liver retransplantation for hepatitis C recurrence. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY, v. 22, n. 18, p. 4547-4558, MAY 14 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.