Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem de mutações e polimorfismos de genes candidatos à malformação dentária em pacientes com fissura labiopalatina

Processo: 11/21190-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thais Marchini de Oliveira Valarelli
Beneficiário:Fernanda Veronese de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fenda labial   Polimorfismo genético   Mutação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amelx | Enam | Fissura labiopalatina | Malformação dentária | mutação | Polimorfismo | Odontopediatria

Resumo

A fissura labiopalatina é uma anomalia craniofacial comum em humanos, e pode ocorrer como característica de um quadro sindrômico ou isolada, quando os indivíduos afetados não apresentam qualquer anomalia estrutural associada. A etiologia das fissuras labiopalatinas é complexa, com a contribuição de componentes genéticos e ambientais. Alguns autores consideram as fissuras labiopalatinas como parte de um fenótipo amplo, e sugerem que características clínicas adicionais, como a presença de anomalias dentárias, poderiam ser utilizadas para uma melhor descrição do fenótipo individual em investigações genéticas. Defeitos na formação do esmalte dental são frequentes em pacientes com fissura labiopalatina e a sua intensidade parece depender da severidade da fissura. Malformações dentárias afetam o esmalte em diferentes intensidades, promovendo desde a deficiência na formação até defeitos no conteúdo mineral e proteico. O desenvolvimento do esmalte envolve a expressão de múltiplos genes necessários para controlar o complexo processo de mineralização. Mutações nos genes de proteínas e proteases do esmalte são associadas à malformação dentária. O objetivo desse trabalho será investigar a ocorrência de mutações e polimorfismos, incluindo SNPs, nas regiões codificadoras e de splicing de genes candidatos a defeitos na formação do esmalte dental, em pacientes com e sem fissura labiopalatina. Para análise dos genes propostos será coletada saliva de 120 pacientes. Será realizada a extração do DNA genômico da saliva, seguida da PCR e sequenciamento direto. Cada mutação e/ou polimorfismo identificado no sequenciamento será confirmado repetindo-se a reação em um novo produto de PCR. Após a coleta, os dados serão devidamente analisados por meio de gráficos e tabelas, sendo utilizado teste do Qui-quadrado (x2) entre os grupos dentro do mesmo ensaio. Caso necessário, outros testes poderão ser aplicados. Será adotado nível de significância de 5% para que as diferenças sejam consideradas estatisticamente significativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA VERONESE DE OLIVEIRA; CARLOS FERREIRA DOS SANTOS; THIAGO JOSÉ DIONÍSIO; LUCIMARA TEIXEIRA DAS NEVES; GISELE DA SILVA DALBEN; ELOÁ CRISTINA PASSUCCI AMBROSIO; PAULA KARINE JORGE; MARIA APARECIDA ANDRADE MOREIRA MACHADO; THAIS MARCHINI OLIVEIRA. ENAM gene polymorphisms associated with dental anomalies in individuals with cleft lip and palate. Braz. J. Oral Sci., v. 23, . (09/12233-4, 11/21190-7, 08/08927-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Fernanda Veronese de. Triagem de mutações e polimorfismos de genes candidatos à malformação dentária em pacientes com fissura labiopalatinas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.