Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de vias desreguladas envolvendo proteínas da família NR4A em mielodisplasias e leucemia aguda

Processo: 12/00111-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Flávia Adolfo Corrocher
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias

Resumo

A síndrome mielodisplásica (SMD) é causada por um grupo heterogêneo de desordens em células-tronco hematopoiéticas caracterizadas por alterações displásicas na medula óssea e hematopoiese ineficaz. As conseqüências desta hematopoese deficiente no sangue periférico são citopenias, que podem vir a envolver os três segmentos do sangue: eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Resultados prévios de microarranjos do nosso grupo identificaram diversos genes cuja expressão estava modulada em células CD34+ e estromais da medula óssea de pacientes com SMDs e também RNAs não codificadores (ncRNAs) de sequências longas que possivelmente compõem redes de sinalização que controlam, integram e regulam mecanismos transcricionais, pós transcricionais e epigenéticos. A subfamília de receptores nucleares NR4A são fatores de transcrição envolvidos em várias funções celulares e apresentaram regiões exônicas e intrônicas hiperexpressas nas análises de microarranjo realizadas em células CD34+ em pacientes com SMD. Há na literatura apenas dois estudos que relacionam esta subfamília a LMA (leucemia mielóide aguda) e SMD e os resultados são ainda contraditórios. Portanto, o objetivo desse estudo é investigar o papel dos transcritos codificadores e não codificadores destas proteínas em doenças da medula óssea através da superexpressão dos mesmos e estudos funcionais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORROCHER, Flávia Adolfo. Investigação de vias desreguladas envolvendo LncRNA e a proteína NR4A1 em mielodisplasias e leucemia aguda. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.