Bolsa 12/00111-4 - Neoplasias - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de vias desreguladas envolvendo proteínas da família NR4A em mielodisplasias e leucemia aguda

Processo: 12/00111-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Flávia Adolfo Corrocher
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Hiperespressão de genes | leucemias agudas | Mielodisplasias | Vias desreguladas | Fisiopatologia Médica

Resumo

A síndrome mielodisplásica (SMD) é causada por um grupo heterogêneo de desordens em células-tronco hematopoiéticas caracterizadas por alterações displásicas na medula óssea e hematopoiese ineficaz. As conseqüências desta hematopoese deficiente no sangue periférico são citopenias, que podem vir a envolver os três segmentos do sangue: eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Resultados prévios de microarranjos do nosso grupo identificaram diversos genes cuja expressão estava modulada em células CD34+ e estromais da medula óssea de pacientes com SMDs e também RNAs não codificadores (ncRNAs) de sequências longas que possivelmente compõem redes de sinalização que controlam, integram e regulam mecanismos transcricionais, pós transcricionais e epigenéticos. A subfamília de receptores nucleares NR4A são fatores de transcrição envolvidos em várias funções celulares e apresentaram regiões exônicas e intrônicas hiperexpressas nas análises de microarranjo realizadas em células CD34+ em pacientes com SMD. Há na literatura apenas dois estudos que relacionam esta subfamília a LMA (leucemia mielóide aguda) e SMD e os resultados são ainda contraditórios. Portanto, o objetivo desse estudo é investigar o papel dos transcritos codificadores e não codificadores destas proteínas em doenças da medula óssea através da superexpressão dos mesmos e estudos funcionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORROCHER, FLAVIA ADOLFO; DE PAIVA, LUCIANA BUENO; SANTOS DUARTE, ADRIANA SILVA; FERRO, KARLA PRISCILA; SILVEIRA, LEONARDO DOS REIS; DE LIMA, TANES IAMAMURA; OLALLA SAAD, SARA TERESINHA; LAZARINI, MARIANA. Reduced expression of NR4A1 activates glycolytic pathway in acute promyelocytic leukemia cells. Leukemia & Lymphoma, v. 59, n. 6, p. 1501-1504, . (11/51959-0, 12/00111-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORROCHER, Flávia Adolfo. Investigação de vias desreguladas envolvendo LncRNA e a proteína NR4A1 em mielodisplasias e leucemia aguda. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.