Busca avançada
Ano de início
Entree

Estromatólitos da sucessão carbonática da Faixa Paraguai norte: paleoambiente, geoquímica e implicações com os eventos pós-glaciais do Neoproterozoico

Processo: 12/01331-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Thomas Rich Fairchild
Beneficiário:Guilherme Raffaeli Romero
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estromatólitos   Paleontologia   Estruturas tubulares

Resumo

Entender o Neoproterozóico reveste-se de importância pois em rochas deste período ocorrem evidência de eventos paleoclimáticos extremos e únicos no registro geológico da Terra, cujas influências na história da vida ainda não foram devidamente esclarecidas. A presente proposta de doutoramento pretende compreender parte desta história com o estudo de microbialitos e estruturas associadas no Grupo Araras, parte norte da Faixa Paraguai (entidade tectônica neoproterozoica).Para isto os microbialitos serão descritos em diferentes escalas (macroscópico, mesoscópico, microscópico), será analisada a possível ocorrência de microfósseis nos microbialitos da Formação Nobres (unidade terminal do Grupo Araras), os registros isotópicos em horizontes com microbialitos no Grupo Araras serão reavaliados e ampliados e será feito um estudo de caracterização e isotopia de C e O de detalhe das enigmáticas estruturas tubulares relacionadas com microbialitos na base do Grupo Araras (Formação Mirassol D'Oeste), estas estruturas são aparentemente restritas ao início do Ediacarano (ocorrem em capas carbonáticas posteriores a Glaciação Marinoana) em várias partes do mundo. Espera-se com isso contribuir para o esclarecimento da evolução paleoambiental do Grupo Araras e conectar essas interpretações com eventos globais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMERO, GUILHERME RAFFAELI; MECENERO SANCHEZ, EVELYN APARECIDA; MORAIS, LUANA; BOGGIANI, PAULO CESAR; FAIRCHILD, THOMAS RICH. Tubestone microbialite association in the Ediacaran cap carbonates in the southern Paraguay Fold Belt (SW Brazil): Geobiological and stratigraphic implications for a Marinoan cap carbonate. Journal of South American Earth Sciences, v. 71, n. SI, p. 172-181, NOV 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMERO, Guilherme Raffaeli. Geobiologia de microbialitos do Ediacarano da Faixa Paraguai e do sul do Cráton Amazônico (MS e MT): implicações paleoambientais, paleoecológicas e estratigráficas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.