Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição da glutationa S-transferase na ativação do corante Disperse Red 1 em Daphnia Similis

Processo: 12/01253-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Elisangela Franciscon Guimaro Dias
Beneficiário:Tsai Hsin Yu
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10449-7 - Avaliação da ocorrência, toxicidade/genotoxicidade e processos para degradação de corantes em efluentes e águas superficiais, AP.TEM

Resumo

Aproximadamente 65% das formulações empregadas para colorir tecidos da indústria têxtil são corantes azo. Esses compostos são considerados substâncias xenobióticas recalcitrantes devido à presença de uma ligação N=N, e podem tornar-se perigosos para o ambiente através da formação de aminas aromáticas, que são carcinogênicas ou mutagênicas. A presente pesquisa estuda sobre a geração dos possíveis metabólitos formados pelo microcrustáceo Daphnia similis juvenil na presença do corante azoico disperse Red 1. A partir dos experimentos enzimáticos realizados para a determinação da glutationa S-transferase (GST)em Daphnias expostas ao corante, com e sem a presença de inibidores enzimáticos, será possível esclarecer se estas enzimas estão envolvidas na ativação destes compostos. Análises da quantidade do corante que permaneceu no meio serão realizadas através de análises de absorbância por espectrometria. Os possíveis metabólitos formados pelos organismos na presença do corante em estudo serão analisados por LC-MS. Os resultados serão analisados e discutidos visando verificar se a ativação pelos GST está envolvida na toxicidade do corante Disperse Red 1. Além disso, essa técnica poderá ser utilizada como biomarcador de exposição a substâncias tóxicas que são ativadas pelas enzimas glutathione s-transferase, podendo ser mais um efeito subletal a ser medido em testes de toxicidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YU, TSAI HSIN; DAFRE, ALCIR LUIZ; UMBUZEIRO, GISELA DE ARAGO; FRANCISCON, ELISANGELA. CYP-dependent induction of glutathione S-transferase in Daphnia similis exposed to a disperse azo dye. ECOTOXICOLOGY, v. 24, n. 1, p. 232-237, JAN 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.