Bolsa 12/02609-0 - Literatura infantojuvenil, Personagens - BV FAPESP
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Descendo a toca do coelho: a construção da personagem feminina Carrolliana e de suas alteridades

Processo: 12/02609-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Sérgio Augusto Zanoto
Beneficiário:Guilherme Magri da Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil   Personagens   Feminino   Intertextualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:construção | Gênero | Intertextualidade | Literatura Infantil | Representação | Literatura de língua inglesa

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como finalidade realizar uma análise contrastiva entre a representação feminina no hipertexto As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865), do escritor inglês Lewis Carroll (1832-1878) e três de seus hipotextos: Speaking Likenesses (1874), de Christina Rossetti, The Wallypug of Why (1895), de G. E. Farrow e Alice in the Delighted States (1928) de Edward Hope. Se a tríade autor/texto/leitor é passaporte essencial para que a literatura, como manifestação cultural, de fato, exista, como postula Cândido (1985), é porque possui uma linguagem carregada de significado (POUND, 1990, p. 32) que permitirá ao leitor realizar "ato de levantar a cabeça", de Roland Barthes. Com base na análise das técnicas de persuasão utilizadas por Alice, de sua construção como anti-heroína menipeana e de um corpus bibliográfico voltado à literatura comparada e feminina, esta contribuição pretende mostrar a construção da personagem feminina no romance de Carroll e de suas alteridades, de forma a observar as semelhanças e diferenças entre as protagonistas. Versaremos, portanto, acerca daquilo que concerne à identidade de gênero, aqui com três tendo seus ideais criados por um homem e uma criada por uma autora que possui experiência diferente dos autores, possibilitando novos questionamentos e descobrindo novos horizontes de expectativa (ZOLIN, 2009, p. 217 apud Millet, 1970). (AU)

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