Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do flúor fosfato acidulado na efetividade do laser de CO2 em reduzir a desmineralização do esmalte dental: estudo in situ

Processo: 12/02885-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marines Nobre dos Santos Uchôa
Beneficiário:Bruna Raquel Zancopé
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Desmineralização do dente   Esmalte dentário   Cárie dentária   Lasers de gás   Flúor tópico

Resumo

Os objetivos desta pesquisa serão avaliar in situ se a combinação da aplicação tópica com flúor fosfato acidulado (FFA) com a irradiação do esmalte dentário com o laser de CO2 (›10.6 µm) potencializarão a formação de fluoreto de cálcio (CaF2) e fluorapatita (FA) na superfície do esmalte previamente desmineralizado. Será também objetivo desta pesquisa avaliar se a terapia combinada será efetiva em reduzir a progressão da lesão de cárie (perda mineral). Para isto, será realizado um estudo in situ duplo cego com 04 fases de 14 dias cada, durante as quais 16 voluntários usarão 01 dispositivo intra-oral palatino contendo cada um, 08 espécimes de esmalte da superfície lisa previamente desmineralizado (532 espécimes). Em cada fase, cada espécime receberá um dos seguintes tratamentos: (1)dentifrício não fluoretado (controle), (2) dentifrício não fluoretado+irradiação com laser, (3)dentifrício fluoretado, (4)dentifrício fluoretado+ irradiação com laser, (5)dentifrício não fluoretado+FFA, (6) dentifrício não fluoretado+FFA+irradiação com laser, (7)dentifrício fluoretado+FFA+irradiação com laser, (8)dentifrício fluoretado +FFA.Para proporcionar um alto desafio cariogênico, os voluntários serão instruídos a gotejar sobre os espécimes dentais uma solução de sacarose a 20% 8 vezes ao dia. O tratamento com dentifrício será realizado 3 vezes ao dia após as refeições principais. No 14° dia de cada fase, os espécimes de esmalte serão coletados e seccionados longitudinalmente, 02 espécimes de cada grupo serão submetidos a análise de microdureza e a perda mineral dos mesmos expressa como % de volume mineral por µm (”Z) e dois espécimes serão analisados para se determinar as concentrações de CaF2 e FA no esmalte dentário. Para avaliar os efeitos dos tratamentos, as variáveis dependentes perda mineral (Z), concentração de CaF2 e FA serão analisadas. Inicialmente, serão conferidas as premissas de igualdade das variâncias e de distribuição normal dos erros. Os fatores a serem incluídos na análise estatística serão voluntários, primeira, segunda, terceira e quarta fase, posição do espécime no dispositivo e tratamentos.Os resultados serão analisados estatisticamente, de acordo com o teste mais apropriado para o estudo, com nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANCOPE, BRUNA RAQUEL; DAINEZI, VANESSA B.; NOBRE-DOS-SANTOS, MARINES; DUARTE, JR., SILLAS; PARDI, VANESSA; MURATA, RAMIRO M. Effects of CO2 laser irradiation on matrix-rich biofilm development formation-an in vitro study. PeerJ, v. 4, NOV 1 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.