Busca avançada
Ano de início
Entree

Angiotensina II e angiotensina-(1-7): interação de suas ações e receptores na função renal. estudos por clearance e microperfusão tubular in vivo

Processo: 12/04939-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Margarida de Mello Aires
Beneficiário:Regiane Cardoso Castelo Branco
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

As ações da Ang-(1-7) no rim não estão bem entendidas: alguns admitem que podem ser via receptor MAS e outros via MAS e AT1 e/ou AT2. Em recente Mestrado (vide trabalho anexo), demonstramos que no túbulo proximal a Ang-(1-7), via MAS, tem efeito bifásico: em dose baixa inibe o trocador Na+/H+ (isoforma NHE3) elevando muito a [Ca2+]i e em dose alta estimula o trocador elevando pouco a [Ca2+]i. Considerando - i.) o papel da NHE3 na regulação do VEC, ii.) a influência da [Ca2+]i no trocador, iii.) o efeito bifásico que encontramos para a Ang-(1-7) é o contrário do descrito para a Ang II e iv.) as concentrações plasmáticas desses hormônios variam nas modificações do VEC - estudaremos os efeitos agudos da microperfusão intratubular conjunta de ambos hormônios (10-9 ou 10-6 M) e/ou dos antagonistas de MAS, AT1 e AT2 sobre a NHE3 e a [Ca2+]i no túbulo proximal, in vivo, em ratos Wistar (normotensos). Dado - i.) o importante papel do SRA na fisiopatologia das doenças cardiovasculares e renais e ii.) nessas doenças, os efeitos benéficos da Ang-(1-7) são opostos aos efeitos deletérios da Ang II - usaremos também ratos hipertensos (SHR) e seus controles Wistar-Kyoto (WKY). Para contribuir ao entendimento da etiologia da hipertensão arterial, investigaremos os efeitos de 28 dias de infusão contínua de 400 ng.kg.min de Ang-(1-7) e/ou 41,66 ng.kg.min de A779 (inibidor do MAS) sobre a função renal de ratos Wistar, SHR e WKY, avaliados por clearances e pela quantificação da expressão de ECA , ECA2, MAS, AT1 e AT2 por Western blotting do tecido renal. Como o incremento da PA desses ratos depende da idade, eles serão estudados entre 12-16 ou 20-24 semanas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRANCO, Regiane Cardoso Castelo. Os efeitos da angiotensina-(1-7) sobre o trocador Na+/H+ (isoforma NHE3) e a [Ca2+]i em túbulos proximais renais de ratos espontaneamente hipertensos.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.