Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo terapêutico do implante intravítreo de mpa em uveíte autoimune experimental

Processo: 12/05298-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Gabriela Lourençon Ioshimoto
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58731-2 - A visão como indicador de processos lesivos na retina e no sistema nervoso central, AP.TEM
Assunto(s):Ácido micofenólico   Retina

Resumo

Uveítes são inflamações intraoculares crônicas da úvea (íris, coróide e corpo ciliar) e uma das principais causas de cegueira no mundo. A uveíte autoimune (ou não infecciosa) pode ser desencadeada por estímulos ambientais, genéticos ou imunológicos; na maioria das vezes, o agente causador da inflamação é desconhecido ou indetectável. O micofenolato de mofetila (MMF) é um potente imunossupressor administrado por via oral que vem sendo utilizado com sucesso no tratamento das uveítes, mas cujos efeitos colaterais, muitas vezes, tornam necessária a sua suspensão. O MMF é uma pró-droga, o qual é transformado no fígado em ácido micofenólico (MPA), o imunossupressor ativo. Para manter a concentração e a liberação da droga no órgão alvo e reduzir a toxicidade sistêmica e intraocular, testaremos os efeitos do implante intravítreo biodegradável de MPA em olhos de coelhos. A primeira fase deste trabalho tem como objetivo estabelecer uma segurança preliminar do perfil funcional, farmacocinético e morfológico do implante intravítreo de MPA (400 ¼g) e a segunda fase irá demonstrar a evolução do tratamento em coelhos modelos de uveíte autoimune.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IOSHIMOTO, Gabriela Lourençon. Estudo terapêutico do implante intravítreo de ácido micofenólico em uveíte autoimune experimental. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.