Busca avançada
Ano de início
Entree

Indivisibilidades entre natureza, homem e expressão artística: a reflexão estética de Merleau-Ponty

Processo: 11/14206-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:José Leonardo do Nascimento
Beneficiário:Fabíola Cristina Alves
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte moderna   Estética (arte)

Resumo

O filósofo francês Merleau-Ponty, durante sua produção teórica, aproximou-se das artes para enriquecer o desenvolvimento de suas assertivas acerca dos conceitos e discursos filosóficos criticados ou propostos pelo autor. Paralelamente a sua interrogação filosófica, o autor construiu sua reflexão estética sobre a expressão artística recorrendo à produção pictórica do início do século XX. Por conseguinte, institui uma noção de arte moderna que permeia a sua teoria estética e que sustenta sua tese sobre a expressão artística baseada na pintura como sistema (o logos). O presente projeto pretende investigar a representação da arte moderna na reflexão estética de Merleau-Ponty, analisando o conceito de expressão artística, as considerações do autor sobre a pintura e linguagem, assim como a concepção de arte moderna proposta em sua estética em relação às discussões teóricas e históricas do campo artístico. Esta pesquisa tem como fontes de analise os textos estéticos de Merleau-Ponty (A Dúvida de Cézanne, O Olho e o Espírito, A Prosa do Mundo) e outras obras filosóficas que integram o estudo. A investigação proporciona a aproximação entre filosofia e história da arte, elucidando narrativas complementares na compreensão da arte moderna. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Fabíola Cristina. Indivisibilidades entre natureza, homem e expressão artística : a reflexão estética de Merleau-Ponty. 2013. 115 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Artes do Planalto..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.