Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória e transformação urbana: uma análise do patrimônio ferroviário em Campo Grande - MS

Processo: 11/15466-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Simone Scifoni
Beneficiário:Helder Gustavo Marques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória cultural   Patrimônio cultural

Resumo

O presente projeto tem como objeto de investigação as modificações ocorridas no complexo ferroviário na cidade de Campo Grande - MS, partindo da análise sobre o desenvolvimento da cidade associado com a chegada da Noroeste do Brasil - NOB, como parte de um processo de expansão do capitalismo e modernização do campo, entendendo sua urbanização como resultado disso. Em um segundo momento, pretende-se analisar a ferrovia como referencial de memória coletiva e urbana, servindo assim como "resistência" dentro do processo de valorização do patrimônio. Por último, busca-se entendimento do patrimônio ferroviário enquanto âncora no processo de valorização das cidades, como parte de um sistema de "reestruturação" do capitalismo na contemporaneidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Helder Gustavo. Memória e transformação urbana: uma análise do patrimônio ferroviário em Campo Grande - MS. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.