Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do estriado dorsal sobre a memória emocional e atenção, avaliado pela resposta de sobressalto

Processo: 11/17024-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Tatiana Lima Ferreira
Beneficiário:Samanta Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores dopaminérgicos   Psicobiologia   Inibição pré-pulso   Muscimol

Resumo

Nas últimas décadas o interesse pelos sistemas cerebrais que medeiam a memória implícita (ou não-declarativa) tem aumentado. Os estudos que analisaram os prejuízos cognitivos observados em casos de doenças neurodegenerativas sugerem que o estriado dorsal está envolvido com este tipo de memória. Utilizando a resposta condicionada de congelamento como índice de desempenho, estudos anteriores do nosso laboratório verificaram que o estriado dorsal está envolvido com o condicionamento clássico de medo a um estímulo discreto em roedores. Este envolvimento parece ser limitado a respostas somatomotoras e não foi observado quando se analisa a resposta hormonal (corticosterona e ACTH). Desta forma, a proposta do presente estudo é de avaliar o efeito da inativação desta estrutura utilizando outra resposta somatomotora como índice de desempenho, o comportamento de sobressalto. Os animais serão submetidos à cirurgia estereotáxica para implantação de canulas-guias na região do estriado dorsal e, decorrido o período de recuperação, estes passarão pelos testes comportamentais de Potenciação do Sobressalto pelo Medo (FPS) e Inibição Pre-Pulso (PPI). Primeiramente, será utilizado o agonista GABA A - muscimol- com objetivo de realizar uma inativação temporária do estriado durante os testes comportamentais. Na segunda etapa deste estudo será investigado o papel do sistema de neurotransmissão dopaminérgico estriatal nestas mesmas tarefas, utlizando antagonistas seletivos para os receptores D1 e D2.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, SAMANTA; SALUM, CRISTIANE; FERREIRA, TATIANA L. Dorsal striatum D1-expressing neurons are involved with sensorimotor gating on prepulse inhibition test. JOURNAL OF PSYCHOPHARMACOLOGY, v. 31, n. 4, p. 505-513, APR 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.