Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de carreadores lipídicos nanoestruturados para administração cutânea de trans-resveratrol

Processo: 11/19018-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marlus Chorilli
Beneficiário:Naiara Fachinetti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Carreadores lipídicos nanoestruturados

Resumo

A exposição à radiação solar ultravioleta pode induzir a formação de radicais livres na superfície da pele humana, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo, o qual pode ser evidenciado por hiperpigmentação, que traz como conseqüências aumento no número de melanócitos e da atividade das enzimas melanogênicas, além da liberação de mediadores pró-inflamatórios produzidos pelos queratinócitos, como as interleucinas-1± e a endotelina-1 (ET-1). Estudos recentes têm demonstrado que o trans-resveratrol (RES), devido às suas propriedades antioxidantes, despigmentantes e antiinflamatórias, pode ser um importante aliado no tratamento das alterações decorrentes do fotoenvelhecimento. Dessa forma, sua administração cutânea seria conveniente a fim de localizá-lo no seu sítio de ação. No entanto, algumas propriedades físico-químicas, como limitada solubilidade aquosa, dificultam sua eficiência terapêutica tópica, uma vez que possui baixa penetração na pele. Uma alternativa é a sua incorporação em sistemas nanoestruturados, como os carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN), que têm sido empregados com sucesso nas áreas farmacêutica e cosmética por apresentarem a capacidade de compartimentalizar, de maneira eficiente, diversos grupos de substâncias ativas, modificando suas propriedades e comportamento em meio biológico. Tais sistemas parecem ser vantajosos quando administrados topicamente principalmente em virtude de suas características de interação com o estrato córneo e outras camadas da pele, capacidade de arranjo da substância ativa com efeito protetor e sustentador da liberação. Neste projeto pretende-se desenvolver e a caracterizar, sob o aspecto físico-químico, CLN para a incorporação de RES, de maneira a otimizar sua utilização como agente despigmentante no tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FACHINETTI, NAIARA; RIGON, ROBERTA BALANSIN; ELOY, JOSIMAR O.; SATO, MARIANA RILLO; DOS SANTOS, KAREN CRISTINA; CHORILLI, MARLUS. Comparative Study of Glyceryl Behenate or Polyoxyethylene 40 Stearate-Based Lipid Carriers for Trans-Resveratrol Delivery: Development, Characterization and Evaluation of the In Vitro Tyrosinase Inhibition. AAPS PHARMSCITECH, v. 19, n. 3, p. 1401-1409, APR 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.