Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclagem de carbono em área sob semeadura direta e aplicação de lodo de esgoto

Processo: 11/21276-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Leonardo Theodoro Bull
Beneficiário:Mariângela Brito Freiberger
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sequestro de carbono

Resumo

O experimento tem como principal objetivo avaliar o sequestro de C, as alterações na quantidade de C microbiano, a qualidade da MOS e a emissão de CO2 em decorrência da aplicação de lodo de esgoto de longa data em área sob semeadura direta. Outro objetivo do estudo é avaliar a nutrição e produtividade das culturas (aveia-preta e soja) e a fertilidade do solo mediante a aplicação de doses de lodos de esgoto. Os tratamentos são compostos por dois tipos de lodo de esgoto (centrifugado e biodigerido) e quatro doses aplicadas em superfície (0, 2, 4 e 8 Mg ha-1). Também serão realizadas avaliações em dois tratamentos controle, um com aplicação convencional de calcário dolomítico e outro em área de mata adjacente à área experimental, que servirá de referência no que diz respeito ao potencial do solo em acumular C. A coleta das amostras de solo será realizada após o cultivo da aveia-preta em 2012 e 2014. Serão determinados o C orgânico, o C microbiano e a densidade do solo. Nas amostras da primeira coleta será realizada análise química básica e de micronutrientes e nas amostras da segunda coleta será realizado ainda o fracionamento físico e químico da MOS. Serão determinados o acúmulo de nutrientes, a produção de matéria seca e o aporte de C pela cultura da aveia-preta e a nutrição, produtividade, exportação e aporte de C pela cultura da soja. No decorrer do experimento também será quantificado o fluxo de CO2 proveniente do solo. Serão calculados o incremento médio anual de C no solo e o balanço de C entre o início e o final do experimento. Os dados serão submetidos à análise de variância e à análise de regressão, sendo ajustados a equações polinomiais ou exponenciais em função da significância dos parâmetros de regressão, do valor de F e do coeficiente de determinação ajustado (R2). Os resultados obtidos em cada tratamento serão comparados com os dos tratamentos controle utilizando-se o teste de Dunnett.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIÂNGELA B. FREIBERGER; GUSTAVO CASTOLDI; SILVIA CAPUANI; DIEGO O. RIBEIRO; FABIANO G. SILVA; LEONARDO T. BÜLL. Long-term sewage sludge application in a tropical Oxisol: Effects on acidity and availability of micronutrients. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 24, n. 6, p. 402-408, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREIBERGER, Mariângela Brito. Ciclagem de carbono em área sob semeadura direta e aplicação de lodo de esgoto. 2016. 142 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.