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Alteridade e imigração: interseccionando gênero, raça e classe

Processo: 11/51969-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Miriam Debieux Rosa
Beneficiário:Ilana Mountian
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração   Imigrantes   Estudos de gênero   Feminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classe | Genero | Imigracao | Interseccao | Outro | Raca

Resumo

Este projeto visa desenvolver o debate sobre o imigrante a partir da posição discursiva do outro. Para tal objetivo, esse projeto fará o mapeamento conceitual da noção do outro para a psicanálise. Também se baseará nos estudos imigratórios pós coloniais e estudos de gênero, feministas e estudos queer, para a análise critica sobre a posição discursiva do imigrante à luz da perspectiva do outro. O tema da imigração tem sido amplamente discutido em diversas áreas das ciências humanas e agora com mais destaque, também na Psicologia. Apesar da imigração não ser um fenômeno histórico recente, novas formas de imigração tem sido observadas tanto no contexto internacional, quanto no contexto nacional, como visto em São Paulo. Estudos atuais apontam para a necessidade em desenvolver pesquisas sobre o encontro entre fluxos migratórios e países de refúgio, pois é a partir desse encontro que dinâmicas de inclusão e exclusão acontecem. É a partir desse encontro que a posição discursiva do imigrante é estabelecida e aqui nota-se o imigrante ocupando o lugar discursivo que nomeamos de o "outro", ou seja, "aquele que não é nós". Uma gama de estudos críticos utiliza a noção do outro para análise das desigualdades e reconhecimento da alteridade - destaco aqui os estudos foucaultianos, estudos feministas e pós-coloniais, e psicanálise. O desenvolvimento da noção do outro pela psicanálise delimita diferenças com as perspectivas mencionadas e possibilita a ampliação dessa concepção do "outro" para os estudos críticos atuais. A noção do "outro" é de grande importância para os estudos sobre imigração, pois trata-se de uma posição discursiva específica conferida ao imigrante, criando uma série de repercussões nas dinâmicas de exclusão e inclusão do sujeito, freqüentemente retificado nos discursos de vítima, exótico e/ou ameaça. (AU)

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