Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da omissão de reforço em ratos com lesões da substância negra pars compacta e da área tegmental ventral

Processo: 12/01461-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Jose Lino Oliveira Bueno
Beneficiário:Tatiane Ferreira Tavares
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22178-9 - O papel do erro de predição e da reconsolidação da memória no desencadeamento da plasticidade neural de núcleos da amígdala em um condicionamento apetitivo operante, BE.EP.PD
Assunto(s):Psicobiologia   Condicionamento operante

Resumo

Os efeitos de omissão do reforço (EORs) são caracterizados por taxas de respostas mais altas após a omissão do que após a liberação do reforço. Este padrão comportamental é interpretado em termos de processamentos motivacionais e atencionais. Estudos recentes mostraram que lesões bilaterais envolvendo simultaneamente o núcleo central (CN) e o complexo basolateral (BLA) da amígdala, mas não lesões apenas do CN e ou apenas do BLA, eliminaram os EORs. Assim, as lesões simultâneas nestas regiões podem ter atingido maiores conexões entre estes núcleos e outras áreas que fazem parte da modulação dos EORs. Devido às extensas conexões da amígdala com as estruturas corticais, sub-corticais e mesencefálicas, algumas destas conexões - como as conexões com o córtex orbito-frontal (OFC), o núcleo acumbens (ACB), a substância negra pars compacta (SNc) e a área tegmental ventral (VTA) - modulam vários processos relacionados à antecipação do reforço, à associação de estímulos e ao seu valor motivacional, assim como processos relacionados à ocorrência ou não de reforços. As estruturas mesencefálicas, envolvendo a SNc e a VTA, mantêm conexões com a amígdala e o ACB. Estas conexões desempenham importantes papéis na mediação de processos associativos relacionados a reforços e omissão de eventos biologicamente importantes. Assim, este estudo pretende verificar se a SNc e a VTA integram o circuito envolvido na modulação dos EORs. Os EORs serão avaliados em ratos submetidos ao esquema intervalo-fixo com limited hold (FI 12s LH 6s) com lesões bilaterais da SNc (Experimento 1) e lesões bilaterais da VTA (Experimento 2). Se a modulação dos EORs faz parte de um circuito relacionado a processos de reforçamento, manipulações experimentais destas áreas poderão fornecer um melhor entendimento quanto às funções e os circuitos subjacentes aos EORs.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, T. F.; JUDICE-DAHER, D. M.; BUENO, J. L. O. Reinforcement omission effects in rats with bilateral lesions in the substantia nigra pars compacta and ventral tegmental area. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 52, n. 7 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.