Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo das propriedades físico-químicas de cimentos de agregado de trióxido mineral (MTA) e hidróxido de cálcio usados em capeamento pulpar

Processo: 12/02317-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Roberto Ruggiero Braga
Beneficiário:Livia Camargo Natale
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Agregado trióxido mineral   Propriedades físico-químicas   Dente decíduo   Tecido pulpar   Hidróxido de cálcio   Capeamento da polpa dentária

Resumo

O agregado de trióxido de mineral (MTA) é um material endodôntico indicado para o selamento de perfurações acidentais do canal radicular, capeamento pulpar direto, preenchimento do ápice radicular aberto, em casos de pulpotomia e tratamento de traumas em dentes decíduos com necrose pulpar. Objetivos: Este projeto tem como objetivo comparar as propriedades físico-químicas de cimentos de agregado de trióxido de mineral (MTA) e de hidróxido de cálcio usados em capeamento pulpar. Materiais e métodos: Corpos de prova confeccionados com MTA (MTA Angelus branco) ou hidróxido de cálcio (Dycal, Dentsply) serão submetidos ao ensaio de flexão em três pontos após 24h de armazenagem a 37oC a fim de determinar a resistência a flexão e o módulo de elasticidade. A quantidade de poros em cada material será determinada em estereomicroscópio utilizando fragmentos dos espécimes obtidos após o ensaio mecânico. A capacidade tampão e a liberação de íons dos materiais serão analisados em períodos de 3, 24, 72 e 168 horas. A liberação de íons será determinada através de inductively coupled plasma spectroscopy. Os resultados serão analisados através do teste t de Student (nível global de significância de 5%). Os dados de liberação de íons e capacidade tampão em diferentes tempos para cada material separadamente serão analisados através de ANOVA de fator único e testes de Turkey. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATALE, L. C.; RODRIGUES, M. C.; XAVIER, T. A.; SIMOES, A.; DE SOUZA, D. N.; BRAGA, R. R. Ion release and mechanical properties of calcium silicate and calcium hydroxide materials used for pulp capping. International Endodontic Journal, v. 48, n. 1, p. 89-94, JAN 2015. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.