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A história oral como um recurso didático-pedagógico na disciplina política educacional brasileira de um curso de licenciatura em matemática

Processo: 12/04078-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Heloisa da Silva
Beneficiário:Vinícius Sanches Tizzo
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Política educacional   Narrativa   Formação de professores   História oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | formação de professores | história oral | Narrativas | Políticas Educacionais | Educação Matemática

Resumo

Este projeto é parte integrante dos interesses de um projeto maior intitulado "A História Oral como recurso no desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores de Matemática", idealizado e coordenado pela orientadora deste trabalho, cujo objetivo principal é elaborar, aplicar e analisar estratégias de formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Extensão, de modo que a História Oral participe de forma significativa. No presente projeto pretende-se aplicar e analisar estratégias alternativas elaboradas para a formação de professores de Matemática na disciplina "Política Educacional Brasileira" de um curso de licenciatura em Matemática em que a História Oral participe como um recurso didático-pedagógico, no sentido de compreender quais discussões e envolvimentos essas estratégias promovem na abordagem de um tema da referida disciplina. Para tanto, adotando as metodologias de pesquisa qualitativas intituladas "observação participante" e História Oral, pretendemos acompanhar alguns momentos da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro na qual serão aplicadas tais estratégias diferenciadas de formação. A análise dos resultados desses meios a serem postos em prática será a contribuição principal desta pesquisa para a linha de pesquisa intitulada Formação de Professores de Matemática.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TIZZO, Vinícius Sanches. A história oral como uma abordagem didático-pedagógica na disciplina política educacional brasileira de um curso de licenciatura em matemática. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

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