Busca avançada
Ano de início
Entree

Glicerina associada a fontes energéticas na alimentação de ovinos

Processo: 12/06008-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Jane Maria Bertocco Ezequiel
Beneficiário:Henrique Leal Perez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/21011-3 - Estratégias na nutrição de cordeiros, BE.EP.DR
Assunto(s):Ovinos

Resumo

A intensificação do sistema produtivo na ovinocultura se faz necessária para buscar qualidade na carcaça e na carne a ser disponibilizada ao mercado consumidor, com a maior procura por alimentos para compor as rações formuladas para as diversas categorias animais da ovinocultura, cresce a demanda por aqueles que permitam bom desempenho animal e economia nos sistemas intensivos de produção. O Objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos da associação da glicerina, resíduo da produção de biodisel, com o caroço de algodão sobre as características da carcaça, da carne, desempenho, parâmetros ruminais, parâmetros sanguíneos e produção de gás metano e dióxido de carbono.O experimento será conduzido na Unidade Animal de Estudos Digestivos e Metabólicos do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Campus de Jaboticabal o qual possui gaiolas de 1,5 m2 de piso suspenso ripado. Serão utilizados 39 cordeiros não castrados, com aproximadamente 70 dias de idade e peso corporal médio de 17 kg, os cordeiros serão contemporâneos e provenientes de um rebanho comercial. As dietas serão isoprotéicas e isoenergéticas, a proporção volumoso concentrado utilizada, será 30:70. Como volumoso será utilizada silagem de milho. Os concentrados utilizados serão compostos por, milho, amido, farelo de girassol, farelo de soja, caroço de algodão, glicerina, uréia e sal mineral. Será utilizado o delineamento inteiramente casualisado. As análises de variância serão realizadas adotando o PROC GLM. Verificada a significância do teste F (P<0,05), as médias das dietas experimentais serão comparadas utilizando o teste de Tukey (P<0,05).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREZ, Henrique Leal. Milho, amido ou caroço de algodão associados à glicerina bruta em dietas para ovinos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.