Busca avançada
Ano de início
Entree

Della, o gene da revolução verde. caracterização e análise de sua função no acúmulo de sacarose e na regulação fonte-dreno em cana-de-açúcar

Processo: 12/06877-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 25 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Rafael Garcia Tavares
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/15458-5 - Della, o gene da Revolução Verde. caracterização e análise de sua função no acúmulo de sacarose e na regulação fonte-dreno em cana-de-açúcar, BE.EP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Etilenos

Resumo

A cultura da cana-de-açúcar (Saccharum spp) está entre as mais importantes do Brasil, sendo um setor de grande importância econômica no país devido ao crescente consumo de álcool e açúcar. A fase de maturação no desenvolvimento da cana-de-açúcar é especialmente interessante, pois está diretamente relacionada com o tempo na colheita da safra e conseqüentemente, com o teor de sacarose. Assim, apesar da cana-de-açúcar ser um modelo simplista da síntese (fonte), transporte e acúmulo de sacarose nos entrenós (dreno), há muito pouco conhecimento molecular dessa regulação fonte-dreno na planta. Por outro lado, a aplicação de reguladores vegetais na lavoura de cana, tais como giberelina (GA) e etileno (etefon), tem sido uma prática rotineira pelo incremento no teor de sacarose, aumento da biomassa, precocidade na maturação e inibição do florescimento. Apesar da função antagônica no crescimento da planta, uma vez que o etileno inibe e a giberelina favorece o crescimento, a proteína DELLA é a principal candidata para a regulação do crescimento entre esses dois hormônios. Os genes DELLA são amplamente conhecidos como os genes da revolução verde, uma vez que foram responsáveis pelo caráter semi-anão nos cereais, proporcionando o aumento na produção mundial durante as décadas de 60 e 70. Assim, o presente trabalho busca caracterizar o gene DELLA em cana-de-açúcar e, através da transgenia, entender o papel desses hormônios no acúmulo de sacarose através da regulação fonte-dreno na planta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Gene-chave para acelerar o crescimento da cana é identificado 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, RAFAEL GARCIA; LAKSHMANAN, PRAKASH; PEITER, EDGAR; O'CONNELL, ANTHONY; CALDANA, CAMILA; VICENTINI, RENATO; SOARES, JOSE SERGIO; MENOSSI, MARCELO. ScGAI is a key regulator of culm development in sugarcane. Journal of Experimental Botany, v. 69, n. 16, p. 3823-3837, JUL 20 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.