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Estudo da teatralidade na colônia: formas espetaculares do "Triunfo Eucarístico" nas Minas Gerais do século XVIII.

Processo: 12/07308-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Beneficiário:Mariana França Soutto Mayor
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do teatro   Período Colonial (1500-1822)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo estudar, do ponto de vista da teatralidade, a festividade "Triunfo Eucarístico", que ocorreu em Vila Rica, então capitania de Minas Gerais, em 1733. A festa de cunho religioso e cívico celebrava a transferência do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a matriz de Nossa Senhora do Pilar e foi relatada por Simão Ferreira Machado, morador das Minas e publicada em Lisboa, em 1734. A manifestação é um fenômeno espetacular estruturado por procissões, cavalhadas, apresentações de espetáculos teatrais, números musicais, danças, discursos públicos e rezas. O estudo procura compreender esse complexo de manifestações (produzidas por uma irmandade religiosa) do ponto de vista da relação entre formas teatrais e formações culturais.O ponto de partida será o estudo do triunfo como um gênero espetacular europeu multiforme, constituído de vários elementos. A partir daí o trabalho vai tentar compreender o processo pelo qual essas formas se aclimataram no Brasil. A festividade é um estudo de caso que permite discutir questões importantes da produção cênica do século XVIII, sempre relacionada de maneira intrínseca com a religião e a política do período. Este trabalho busca constituir a festividade na perspectiva das artes cênicas através de pesquisas de fontes, análises de textos históricos e teatrais e do movimento artístico do barroco brasileiro em que se contextualiza a festa. O estudo das formas teatrais ligadas a esse acontecimento pode fornecer material para uma maior compreensão das características pouco estudadas do teatro colonial na primeira metade do século XVIII no Brasil.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAYOR, Mariana França Soutto. Triunfo eucarístico como forma de teatralidade no Brasil colônia. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

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