Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em portadores de diabetes mellitus tipo i

Processo: 12/07490-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Adriana Ribeiro Tavares Anastasio
Beneficiário:Bárbara Cristiane Sordi Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção da fala   Audiologia   Ruído

Resumo

O Diabetes Mellitus (DM) consiste em distúrbio metabólico crônico de origem diversa que emerge no momento em que o pâncreas deixa de produzir insulina em quantidade suficiente ou, ainda, quando o organismo perde a capacidade de servir-se de maneira eficiente desse hormônio. Considera-se o DM, como um dos mais importantes fatores de risco para o surgimento de complicações micro e macrovasculares, tais como retinopatia, nefropatia, neuropatia, hipertensão arterial, alterações cardiovasculares e sintomas otoneurológicos, como zumbido, vertigem e hipoacusia. A partir de alguns estudos, constatou-se que mudanças histopatológicas em pacientes diabéticos, alterariam o funcionamento da orelha interna, afetando a cóclea (modíolo, lâmina espiral, Órgão de Corti, estria vascular, ligamento espiral, sulco espiral externo, endolinfa e perilinfa), espira ganglionar, nervo coclear, e causando, inclusive, alterações auditivas centrais. Assim, as desordens metabólicas decorrentes do Diabetes Mellitus podem vir a comprometer o sistema auditivo, cuja integridade é essencial para que a percepção da fala aconteça de forma adequada, sobretudo, em contextos de escuta adversos, como acontece em ambientes onde a escuta encontra-se prejudicada pela presença de ruído competitivo. Testes de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído constituem um valioso e indispensável instrumento na avaliação audiológica, uma vez que possibilitam uma análise das habilidades auditivas em um contexto que se aproxima das experiências auditivas diárias. O teste Lista de Sentenças em Português (LSP), precursor no Brasil, foi elaborado para compreender e solucionar problemas que envolvem a inteligibilidade da fala, em especial no ruído. Esse teste possibilita mensurar as habilidades de reconhecimento de fala de um ouvinte, como um reflexo de seu desempenho em situações auditivas realistas. O objetivo desse estudo é avaliar o reconhecimento de fala em ambiente ruidoso de indivíduos com Diabetes Mellitus tipo I.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SORDI SILVA, BARBARA CRISTIANE; MANTELLO, ERIKA BARIONI; FOSS FREITAS, MARIA CRISTINA; FOSS, MILTON CESAR; ISAAC, MYRIAM DE LIMA; TAVARES ANASTASIO, ADRIANA RIBEIRO. Speech perception performance of subjects with type I diabetes mellitus in noise. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 83, n. 5, p. 574-579, SEP-OCT 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.