Busca avançada
Ano de início
Entree

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de ciências naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial?

Processo: 12/08428-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Selma Garrido Pimenta
Beneficiário:Camila Itikawa Gimenes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/17210-8 - Parceria entre escola, universidade e comunidade e o programa de formação docente da Universidade de Washington como prática para formar professores comprometidos com a justiça social, BE.EP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Auxílio à pesquisa   Práxis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estágio | formação de professores | Pesquisa | Pibid | Práxis | Formação de Professores

Resumo

O desenvolvimento deste projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para o campo da formação de professores, através de uma investigação sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de quatro licenciaturas da área das ciências naturais - Ciências, Ciências Biológicas, Física e Química - da Universidade Federal do Paraná. Parte-se da hipótese de que o PIBID possibilita o desenvolvimento de projetos enquanto práxis, uma vez que o oferece condições concretas de formação docente que são historicamente negadas, como a parceria entre universidade e escola e o reconhecimento financeiro através de bolsas para os sujeitos envolvidos, o desenvolvimento do estágio e da pesquisa no processo de formação. Para tanto, o objetivo é descrever, compreender e discutir os processos formativos do PIBID dessas licenciaturas, a partir da fundamentação epistemológica desses projetos e dos elementos intervenientes na constituição desse fundamento tal como se apresenta. Para a consecução do objetivo da pesquisa, opta-se pela abordagem qualitativa e são procedimentos da investigação: análise documental (projeto pedagógico dos cursos envolvidos e da instituição em que são ofertados e das políticas públicas a eles relacionadas; o projeto que orienta cada um dos programas do PIBID/UFPR investigado; a produção final dos alunos investigados), questionário e entrevista semiestruturada com alunos das licenciaturas, professores da educação básica e professores da educação superior participantes dos projetos. Com o desenvolvimento dessa investigação, pretende-se colaborar com a construção coletiva do conhecimento a respeito da formação inicial docente e a possibilidade de sua fundamentação na práxis, para que se possa apontar indicativos para a constituição de propostas curriculares para a formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA ITIKAWA GIMENES. O Pibid e a licenciatura: veredas de uma mesma formação. Pro-Posições, v. 32, . (12/08428-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENES, Camila Itikawa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de ciências naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial?. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.