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Aprendizagens no exercício da docência de professoras dos anos iniciais, também Supervisoras do PIBID

Processo: 12/08988-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Adair Mendes Nacarato
Beneficiário:Edilaine Rodrigues Aguiar Martins
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Trabalho docente

Resumo

A presente pesquisa busca investigar processos de aprendizagem docente e sobre a docência, por professoras dos anos iniciais que ensinam matemática, que fazem parte do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Para tanto traçamos como objetivos: (1) investigar o movimento de aprendizagem docente sobre a matemática escolar das professoras experientes que fazem parte do PIBID e (2) Identificar indícios de aprendizagem docente das professoras quando tomam a sua própria prática pedagógica como objeto de reflexão, ação e discussão compartilhada com os aprendizes de professores - alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa. Como fundamentação teórico-metodológica para o desenvolvimento e a análise, adotaremos a perspectiva histórico-cultural. O ambiente de pesquisa será o PIBID, no município de Itatiba/SP. O programa visa uma parceria entre professores aprendizes (universitários), professores experientes (que atuam na sala de aula) e professores da Universidade. A documentação será composta por entrevistas com as professoras; registros escritos produzidos pelas professoras e formadora dos encontros na Universidade; registros escritos produzidos pelas professoras das ações que acontecem semanalmente no PIBID (registros de práticas); audiogravação dos encontros (professoras com a coordenação e das professoras com os bolsistas); audiogravação das reuniões coletivas e videogravação de aulas das professoras. Os dados serão analisados a partir dos dados empíricos em confronto com os aspectos apontados pelo referencial teórico, por meio da análise de conteúdo. As análises serão realizadas por meio de categorias que serão definidas a partir do material produzido e se fundamentará nos três conceitos de Zona, zona de desenvolvimento proximal, zona de movimento livre e zona de ação promovida propostos por Valsiner (1997) e desenvolvidos por Goos (2003).