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Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial

Processo: 12/11194-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosângela Gavioli Prieto
Beneficiário:Fernanda Ferreira Furtado
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50497-3 - Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial, AP.R
Assunto(s):Políticas públicas   Inclusão escolar   Educação especial

Resumo

No Brasil, mais recentemente, a educação especial é definida como campo de conhecimento eárea de atuação alinhada à perspectiva da educação inclusiva, que deve se concretizar comopolítica pública de cunho social. Nesse sentido, o município de São Paulo instituiu, em finalde 2004, sua política de educação especial que, entre outras tarefas, visa a assegurar aosalunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades /superdotação, matriculados na classe comum, condições de acesso e permanência na escolaaté que atinjam níveis mais elevados de ensino. Nas normativas daquele ano foram criados eregulamentados centros de formação e apoio à inclusão em cada uma das regiões educacionaisda capital paulista. Em sintonia com tal processo, esta pesquisa tem por objeto a política deeducação especial paulistana e seu objetivo é apreender e analisar suas implicações na gestãodo centro de Campo Limpo e as concepções e práticas de atendimento educacionalespecializado, desenvolvidas em escolas municipais nessa região, com o fito de analisarefeitos do atendimento educacional especializado na aprendizagem desse alunadomatriculado em classe comum, bem como averiguar quais referências teórico-práticassubsidiam a atuação dos professores de educação especial. Apoiada em pesquisa na vertentequalitativa, mais especificamente na pesquisa-ação como abordagem teórico-metodológica,teve sua origem pautada em interesse de desenvolver ações colaborativas entre profissionaisdo referido centro e da equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidadede São Paulo. Pretende-se extrair dos resultados da pesquisa contribuições com vistas aoaprimoramento da política de educação especial brasileira, a partir de um estudo local, e parao campo da análise de políticas públicas.