Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação da evolução diferencial em uma nova plataforma de otimização

Processo: 11/19528-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Luiz Lebensztajn
Beneficiário:Gustavo Caravaggi Tenaglia
Supervisor no Exterior: Jean-Louis Coulomb
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Grenoble, França  
Vinculado à bolsa:11/00249-3 - Evolução diferencial aplicada ao projeto de equipamentos elétricos, BP.IC
Assunto(s):Eletromagnetismo   Método dos elementos finitos   Métodos numéricos de otimização   Algoritmos genéticos

Resumo

Um projetista de equipamentos eletromagnéticos busca melhorar o desempenho do dispositivo, mas sempre se depara com situações que demandam uma enorme quantidade de tomadas de decisão. Devido a este cenário, a utilização de métodos de otimização baseados em Algoritmos Genéticos ou Evolução Diferencial, vêm se tornando cada vez mais populares em projetos de Engenharia, em particular os de equipamentos eletromagnéticos. Durante o processo de modelagem dos equipamentos, uma descrição analítica ou numérica torna-se necessária para que o funcionamento da máquina possa ser corretamente compreendido. Portanto, no quesito cálculo de campos eletromagnéticos, ferramentas como o Método dos Elementos Finitos para a modelagem, análise e descrição do problema são muito requisitadas. Este estágio de três meses, visa concretizar conhecimentos, através da implementação de algoritmos baseados no paradigma da Evolução Diferencial em uma plataforma de otimização chamada "Featuring a Global Optimization Tool" (FGOT), desenvolvida no laboratório G2Elab pertencente ao Institut National Polytechnique de Grenoble, na França, local de realização da Pesquisa no Exterior. Dado que o FGOT possui uma comunicação direta com o software de elementos finitos Flux2D, a etapa de determinação da aproximação da função objetivo deixa de ser calculada e então o processo de análise de projetos de equipamentos eletromagnéticos se tornam mais eficientes. Logo, o aluno desenvolverá outras habilidades ao adotar estratégias diferentes para solucionar o mesmo problema. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TENAGLIA, GUSTAVO CARAVAGGI; LEBENSZTAJN, LUIZ. A Multiobjective Approach of Differential Evolution Optimization Applied to Electromagnetic Problems. IEEE Transactions on Magnetics, v. 50, n. 2 FEB 2014. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.