Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional da proteína ZNF183 no spliceossomo em mamíferos

Processo: 11/20664-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Patricia Pereira Coltri
Supervisor: Melissa S. Jurica
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Santa Cruz (UC Santa Cruz), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:09/52176-0 - Caracterização do papel de cwc24p em splicing de pré-snoRNA de box C/D em leveduras e mamíferos, BP.PD
Assunto(s):Processamento de RNA   Spliceossomos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:processamento de RNA | Rnp | spliceossomo | splicing | Biologia Molecular

Resumo

A maquinaria de processamento do RNA é conservada entre os eucariotos. Os transcritos precursores de RNA são compostos por sequências intermediárias, denominadas introns, e por sequências presentes no RNA maduro, os exons. A remoção dos introns e ligação dos exons, processo denominado splicing, ocorre no spliceossomo. Este complexo de cerca de 4 MDa é composto por 5 snRNAs (small nuclear RNAs) e mais de 100 proteínas, muitas das quais são conservadas de leveduras a mamíferos. A montagem e atividade deste complexo dependem de rearranjos na interação entre os RNAs e destes com as proteínas. Para compreender os mecanismos que regulam o processo de splicing, é importante investigar a função das proteínas e sua associação ao complexo. Entre estas está ZNF183, proteína ortóloga da Cwc24p de Saccharomyces cerevisiae. Análises in vivo e in vitro confirmaram que, em S. cerevisiae, Cwc24p influencia o splicing do pré-snoRNA U3. Além disso, experimentos preliminares mostraram que ZNF183 participa do spliceossomo humano. Entretanto, o efeito desta proteína no splicing in vitro bem como seu mecanismo de associação ao complexo são desconhecidos. Neste projeto, pretende-se continuar a caracterização da participação de ZNF183 no spliceossomo em células de mamíferos. Além de investigar a formação do complexo e o mecanismo de associação desta proteína, pretende-se verificar sua interação com os snRNAs. Além disso, serão utilizadas proteínas truncadas para identificar a contribuição dos domínios de ZNF183 para sua função. Em conjunto, os experimentos propostos contribuirão para elucidar a função de ZNF183 no spliceossomo de mamíferos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GATTI DA SILVA, GUILHERME H.; JURICA, MELISSA S.; CHAGAS DA CUNHA, JULIA P.; OLIVEIRA, CARLA C.; COLTRI, PATRICIA P.. Human RNF113A participates of pre-mRNA splicing in vitro. Journal of Cellular Biochemistry, v. 120, n. 5, p. 8764-8774, . (10/51842-3, 13/02738-7, 11/20664-5, 17/06994-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.