Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem de compostos orgânicos (bio)sintéticos frente a alvos biológicos contra o câncer

Processo: 11/21358-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Ronaldo Aloise Pilli
Beneficiário:Daniela Barretto Barbosa Trivella
Supervisor no Exterior: Bradley S. Moore
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, San Diego (UC San Diego), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/17544-5 - Bases moleculares e estruturais do reconhecimento de inibidores pelas proteínas fosfatases humanas CDC-25 e LMW-PTP envolvidas em câncer, BP.PD
Assunto(s):Química médica   Lactonas   Bioatividade   Compostos orgânicos   Substâncias bioativas   Fosfoproteínas   Antineoplásicos

Resumo

Duas atividades principais, relacionadas aos objetivos iniciais do projeto, estão previstas: a busca de novas classes de inibidores de proteínas fosfatases e a busca de novos alvos contra o câncer. Pretende-se introduzir a subunidade 20S do proteassoma como um novo alvo biológico contra o câncer para testes dos compostos orgânicos já sintetizados no âmbito do Projeto Temático "Biologia Química: novos alvos moleculares naturais e sintéticos contra o câncer. Estudos estruturais, avaliação biológica e modo de ação" (Fapesp 2009/51602-5), associado a esta proposta de pesquisa, bem como testar produtos naturais de organismos marinhos e derivados (bio)sintéticos, disponíveis no laboratório estrangeiro, frente a atividade das proteínas fosfatases em estudo pela bolsista. Em paralelo, pretende-se estender os conhecimentos da bolsista no uso de ferramentas biotecnológicas com aplicação em (bio)síntese orgânica para a obtenção de novos compostos com atividade biológica, área de pesquisa na qual o pesquisador estrangeiro tem grande experiência e vem se destacando, sendo uma das referências no cenário internacional. A bolsista apresenta grande interesse em expandir seus conhecimentos nesta área de pesquisa, sendo esta uma interface entre sua formação em bioquímica e biologia estrutural e as atividades em desenvolvimento pelos grupos de síntese orgânica colaboradores. Trata-se de área em ampla expansão no contexto internacional, que mostra potencial de implementação no Estado de São Paulo e contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Descoberta abre caminho para nova geração de quimioterápicos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRIVELLA, DANIELA B. B.; PEREIRA, ALBAN R.; STEIN, MARTIN L.; KASAI, YUSUKE; BYRUM, TARA; VALERIOTE, FREDERICK A.; TANTILLO, DEAN J.; GROLL, MICHAEL; GERWICK, WILLIAM H.; MOORE, BRADLEY S. Enzyme Inhibition by Hydroamination: Design and Mechanism of a Hybrid Carmaphycin-Syringolin Enone Proteasome Inhibitor. CHEMISTRY & BIOLOGY, v. 21, n. 6, p. 782-791, JUN 19 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.