Busca avançada
Ano de início
Entree

Notícia em rede: a produção da notícia no Twitter

Processo: 11/22495-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
Beneficiário:Marco Toledo de Assis Bastos
Supervisor no Exterior: Bernie Hogan
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Oxford, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:10/06243-4 - NETCLUSTERING: um modelo teórico para redes emergentes, BP.PD
Assunto(s):Internet   Mensagem   Estatística   Redes sociais

Resumo

Esse projeto de pesquisa é parte integrante do pós-doutorado financiado pela FAPESP (processo número 2010/06243-4) em que desenvolvemos um modelo teórico e analítico para redes emergentes digitais. Na fase atual do projeto são analisados conceitos e componentes vinculados à opinião pública digital por meio de uma análise estatística dos dados do Twitter. O modelo teórico é derivado da descrição original do projeto, que consiste em uma proposição sobre a aglutinação dos usuários e a emergência de mensagens. Desde o início do projeto temos nos dedicado a extrair grandes quantidades de dados da API pública do serviço de microblogging Twitter, pois nossa metodologia de análise requer um fluxo de dados sempre crescente e intensa análise computacional - mormente executada pelo software e ambiente estatístico R. Planejamos para a próxima fase da pesquisa a avaliação de conceitos clássicos das teorias da comunicação em função dos dados coletados. Projetamos que os resultados dessa etapa possam descrever elementos fundamentais da emergência de mensagens e sejam consistentes com o modelo teórico em desenvolvimento. A pesquisa tem contado com o apoio e a colaboração de pesquisadores do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo, que tem auxiliado na análise estatística e na visualização dos dados do Twitter. Detalhes sobre o andamento dessa parte da pesquisa podem ser encontrados no website do projeto (www.eca.usp.br/netclustering) hospedado no servidor da Universidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTOS, MARCO TOLEDO. Shares, Pins, and Tweets News readership from daily papers to social media. JOURNALISM STUDIES, v. 16, n. 3, p. 305-325, MAY 4 2015. Citações Web of Science: 38.
BASTOS, MARCO T.; MERCEA, DAN; CHARPENTIER, ARTHUR. Tents, Tweets, and Events: The Interplay Between Ongoing Protests and Social Media. JOURNAL OF COMMUNICATION, v. 65, n. 2, p. 320-350, APR 2015. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.