Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do sulfeto de hidrogênio (H2S) na geração do ritmo inspiratório na preparação in vitro (pré-botzinger medullary slice)

Processo: 12/02413-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Guilherme de Siqueira Branco
Beneficiário:Glauber dos Santos Ferreira da Silva
Supervisor no Exterior: Gregory Douglas Funk
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Alberta, Canadá  
Vinculado à bolsa:10/52466-5 - Efeito do sulfeto de hidrogênio (H2S) na resposta ventilatória a hipercapnia, BP.PD
Assunto(s):Sulfeto de hidrogênio   Respiração (fisiologia)

Resumo

O Sulfeto de hidrogênio (H2S) tem sido recentemente considerado como um transmissor gasoso endógeno, e no sistema nervoso central (SNC), o H2S é predominantemente, produzido pela enzima cistationina-B-sintase (CBS). O H2S, produzido a partir da CBS, pode regular o sistema cardiorrespiratório e modular aferentes dos quimiorreceptores periféricos sensoriais que se projetam para o NTS, bem como a resposta ventilatória ao estímulo hipóxico. O H2S aumenta transmissão sináptica entre aferentes viscerais e neurônios de segunda ordem no NTS, através de mecanismos no terminal pré-sináptico, incluindo o aumento do cálcio intracelular, em vez de alterar as propriedades pós-sinápticas. Até o momento, o efeito do H2S em outras regiões do tronco encefálico relacionadas ao controle respiratório não é conhecida. Principalmente, o papel de H2S na rede neurônios respiratório bulbar, particularmente sua ação no centro de geração do ritmo inspiratório (o complexo preBötzinger) permanece desconhecida. Portanto, o objetivo do presente projeto é estudar os efeitos exógenos (por aplicação do doador H2S) e endógenos (inibição da produção de H2S via CBS / CSE) do H2S na geração ritmo inspiratório no complexo preBötzinger (preBötC), usando slices bulbares que geram oscilações in vitro espontâneas relacionadas com a atividade inspiratória. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, GLAUBER S. F.; SABINO, JOAO P. J.; RAJANI, VISHAAL; ALVARES, TUCAAUE S.; PAGLIARDINI, SILVIA; BRANCO, LUIZ G. S.; FUNK, GREGORY D. Excitatory Modulation of the preBotzinger Complex Inspiratory Rhythm Generating Network by Endogenous Hydrogen Sulfide. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 8, JUN 30 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.