Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da enzima delta 1-pirrolina-5-carboxilato desidrogenasse (TbP5CDH) em Trypanosoma brucei: ensaios in vitro e in vivo na interação com o hospedeiro invertebrado

Processo: 11/22697-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 12 de março de 2012
Vigência (Término): 11 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Ariel Mariano Silber
Beneficiário:Brian Alejandro Suárez Mantilla
Supervisor no Exterior: Alvaro Fernando Acosta-Serrano
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Liverpool, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:07/56079-3 - Caracterização funcional e papel fisiológico da [delta]-1-pirrolina-5-carboxilato desidrogenase (P5C-Dh) de Trypanosoma cruzi: uma enzima do metabolismo da prolina, BP.DD
Assunto(s):Parasitismo   Interações hospedeiro-parasita   Trypanosoma cruzi

Resumo

Baseados nos resultados obtidos durante o estudo da P5CDH em Trypanosoma cruzi e em relatos da literatura que dão suporte à participação de L-prolina em processos fisiológicos tanto no inseto vetor Glossina morsitans (mosca tsé-tsé), quanto no parasita T. brucei, a presente proposta pretende elucidar o fenótipo de parasitas silenciados para o gene Tbp5cdh (mediante RNAi) em relação com a capacidade desses parasitas de estabelecer a infecção no modelo estabelecido em G. morsitans (in vivo). Esse modelo de infecção foi padronizado na Liverpool School for Tropical Medicine e está sendo mantido e utilizado pelo Professor Álvaro Acosta-Serrano, participante desta proposta. Paralelamente, inclui-se a análise de possíveis interações entre a TbP5CDH e outras proteínas mediante técnicas do tipo TAP-tag. Para atingir os objetivos propostos no estudo da TbP5CDH na relação entre o T. brucei e o seu hospedeiro invertebrado, serão aplicadas algumas das ferramentas geradas durante o meu trabalho de doutorado (substrato, anticorpos, inibidor enzimático, oligonucleótideos etc.). Esses dados constituirão as primeiras evidências bioquímicas e funcionais sobre o metabolismo de P5C nessa espécie. Os dados a serem obtidos, serão de relevância para a compreensão da lógica do metabolismo de diferentes tripanossomatídeos de relevância sanitária, e serão incluídos na atual tese. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTILLA, BRIAN S.; MARCHESE, LETICIA; CASAS-SANCHEZ, AITOR; DYER, NAOMI A.; EJEH, NICHOLAS; BIRAN, MARC; BRINGAUD, FREDERIC; LEHANE, MICHAEL J.; ACOSTA-SERRANO, ALVARO; SILBER, ARIEL M. Proline Metabolism is Essential for Trypanosoma brucei brucei Survival in the Tsetse Vector. PLOS PATHOGENS, v. 13, n. 1 JAN 2017. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.