Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de operações humanitárias para distribuição de ajuda alimentar em áreas devastadas por desastres

Processo: 11/23487-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
Beneficiário:Adriana Leiras
Supervisor no Exterior: Paulo Gonçalves
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università della Svizzera italiana, Suíça  
Vinculado à bolsa:11/11423-4 - Planejamento logístico humanitário em áreas devastadas por desatres naturais ou provocados pelo homem, BP.PD
Assunto(s):Desastres ambientais   Logística humanitária

Resumo

O impacto de desastres naturais ou de causa humana sobre as populações tem aumentado nos últimos anos. Neste contexto, as pesquisas sobre gerenciamento de operações em desastres e logística humanitária têm crescido em termos de publicação e importância nos últimos anos. Este projeto está vinculado ao projeto de pós-doutorado FAPESP no. 2011/11423-4 e objetiva aproximar a proponente do programa de Mestrado em Logística Humanitária da Universidade de Lugano, de forma a: (i) delinear melhor o programa da disciplina de Logística Humanitária a ser ministrada na Universidade de São Paulo em junho de 2012; (ii) aumentar a colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Lugano para desenvolver linhas de pesquisas futuras conjuntas; (iii) conhecer a realidade de atuação de uma organização de ajuda humanitária renomada, como a World Food Programme - WFP; e (iv) obter os dados de campo para o estudo de caso previsto no projeto original (problema tático de distribuição de ajuda alimentar na Etiópia), do qual depende parte das metas de publicação acordadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TÁBATA REJANE BERTAZZO; ADRIANA LEIRAS; HUGO TSUGUNOBU YOSHIDA YOSHIZAKI; ANTONIO CARLOS AIDAR SAUAIA. Mecanismos de coordenação em gestão de operações humanitárias: modelo conceitual de simulador e proposta de jogo de logística humanitária. Gestão & Produção, v. 25, n. 2, p. -, Jun. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.