Busca avançada
Ano de início
Entree

Melanopsina em vertebrados não mamíferos: função e transdução do sinal luminoso

Processo: 11/23930-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Maria de Lauro Castrucci
Beneficiário:Leonardo Henrique Ribeiro Graciani de Lima
Supervisor no Exterior: David Whitmore
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University College London (UCL), Inglaterra  
Vinculado à bolsa:09/53533-0 - Melanopsinas em vertebrados não mamíferos: função e transdução do sinal luminoso, BP.PD
Assunto(s):Transdução de sinal luminoso   Xenopus laevis   Vertebrados   Aves   Peixes   Anfíbios

Resumo

O presente projeto financiado pela FAPESP tem como um de seus objetivos, determinar a função da melanopsina e sua via de sinalização em vertebrados não mamíferos. Principalmente em aves, anfíbios e peixes teleósteos. Apesar dos avanços já obtidos e relatados a FAPESP, comunicamos aqui, que a possibilidade de uma colaboração com um dos mais proeminentes grupos da área surgiu perante os pesquisadores envolvidos. Agora existe a possibilidade da realização de estudos sobre o arrastamento luminoso de zebrafish em um excelente centro de pesquisa fora do país. O laboratório do Dr. Whitmore tem feito pesquisas pioneiras nesta área. Entre suas principais descobertas encontram-se: a habilidade de órgãos periféricos e culturas de células do teleósteo zebrafish em detectar a luz e arrastar a expressão dos genes de relógio. Em uma publicação muito recente, seu grupo, em colaboração com o grupo do Dr. Foster descreveu o mapeamento de todos os genes da melanopsina existentes em Danio rerio. Sendo assim, e com o auxílio de novas tecnologias inexistentes no Brasil, uma análise mais precisa destas questões se torna possível. A presente proposta tem como objetivo permitir que uma parte do projeto de pós-doutorado no Brasil seja realizada como um estágio no exterior, no laboratório do Dr. Whitmore, um centro de excelência da área localizado em Londres. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, BRUNO C. R.; MORAES, MARIA NATHALIA C. M.; POLETINI, MARISTELA O.; LIMA, LEONARDO H. R. G.; CASTRUCCI, ANA MARIA L. From Blue Light to Clock Genes in Zebrafish ZEM-2S Cells. PLoS One, v. 9, n. 9 SEP 3 2014. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.