Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação parental entre os machos guardiões de Thoropa taophora (Anura, Cycloramphidae) e suas proles saxícolas

Processo: 12/00205-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Fábio Perin de Sá
Supervisor no Exterior: Kelly R. Zamudio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/14117-9 - Biologia reprodutiva de Hylodes cf. ornatus, Serra do Japi, Jundiaí, São Paulo (Anura, Hylodidae), BP.MS
Assunto(s):Comportamento animal   Reprodução animal   Anura   Anfíbios   Repetições de microssatélites

Resumo

O sucesso reprodutivo dos indivíduos dentro de uma população em uma determinada espécie está fortemente associado às suas características individuais, mas também aos contextos sociais e ecológicos nos quais a atividade reprodutiva ocorre. Os fatores individuais relativos à aptidão reprodutiva já são identificáveis, entretanto ainda é considerado pouco compreendido como as variações das condições ecológicas e sociais alteram os padrões do sucesso reprodutivo dentro das populações. Propomos caracterizar como o sucesso reprodutivo dos indivíduos adultos de uma população de Thoropa taophora varia entre e dentro de diferentes sítios reprodutivos que, para esta espécie no local estudado, é fator limitante para a sua reprodução. Thoropa taophora é um anuro neotropical endêmico de ambientes saxícolas da Mata Atlântica da Serra do Mar e regiões costeiras do estado de São Paulo, Brasil. Este anuro deposita seus ovos terrestres em filetes de filme de água que escorrem na superfície rochosa dos afloramentos da costa litorânea, local aonde seus girinos semiterrestriais se desenvolvem até a metamorfose. Os machos competem por um número limitado de territórios reprodutivos (filetes de água) e exercem cuidado parental, guardando as massas de ovos. Estas características comportamentais associadas ao sistema de reprodução da espécie afetam diretamente o sucesso reprodutivo de cada indivíduo adulto dentro da população. Amostramos girinos em oito diferentes filetes de água em variadas distâncias entre si e, por meio de técnicas moleculares para estimativa de grau de parentesco, propomos caracterizar o sistema reprodutivo comportamental e as consequências relativas à aptidão reprodutiva dos adultos de T. taophora. Especificamente, testaremos as seguintes hipóteses: (1) a defesa dos territórios de reprodução aumenta o sucesso reprodutivo dos machos por meio da exclusão de competidores; (2) a defesa dos territórios de reprodução aumenta o sucesso reprodutivo dos machos por meio da obtenção de mais de uma fêmea para amplexo, com um único macho sendo guardião das desovas de distintas fêmeas e (3) caso exista compartilhamento do mesmo território de reprodução por mais de um macho, o grau de parentesco entre estes será mais alto do que em relação a qualquer outro macho da população, com seleção de parentesco atuando. Combinados, estes dados irão permitir uma excelente e profunda análise dos fatores que contribuem para o sucesso reprodutivo nos machos de T. taophora, espécie que compete por sítios reprodutivos limitados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURALIDHAR, P.; DE SA, F. P.; HADDAD, C. F. B.; ZAMUDIO, K. R. Kin-bias, breeding site selection and female fitness in a cannibalistic Neotropical frog. Molecular Ecology, v. 23, n. 2, p. 453-463, FEB 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.