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Ensinando indivíduos a conduzir avaliação de preferência utilizando um sistema de instrução computacional e personalizado

Processo: 12/01018-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Mateus Gonçalves Nogueira dos Santos
Supervisor no Exterior: C.T. Yu
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Manitoba, Canadá  
Vinculado à bolsa:10/19828-0 - Os efeitos do controle contextual sobre classes de equivalências reorganizadas, BP.IC
Assunto(s):Análise do comportamento   Cuidadores

Resumo

Pesquisas recentes mostram que o manual auto-instrucional é um método efetivo e eficiente para ensinar estudantes universitários a conduzir avaliações de preferência com crianças com atraso no desenvolvimento. No presente trabalho é proposto avaliar a efetividade da aplicação do manual auto-instrucional online através de um sistema de instrução computacional e personalizado (CAPSI) em estudantes universitários (Experimento 1) e em staff e/ou cuidadores (Experimento 2). A intervenção será avaliada em cada experimento utilizando um procedimento modificado de linha de base múltipla através dos participantes.Durante a linha de base, os participantes receberão uma descrição escrita de duas páginas do procedimento de avaliação de preferência extraído de estudos publicados. Durante a intervenção os participantes receberão o manual auto-instrucional aplicado com o auxílio do CAPSI. Em seguida de cada fase será solicitado aos participantes: (a) conduzir uma avaliação de preferência direta com um auxiliar de pesquisa interpretando uma pessoa com atraso no desenvolvimento; (b) caso seja alcançado o critério com o auxiliar, segue-se a avaliação de generalização com um cliente com atraso no desenvolvimento; e (c) completar um breve questionário que avalia a importância do objetivo da intervenção, a aceitação do método de ensino, e a efetividade dos materiais de estudo. Todos os participantes conduzirão, também, uma avaliação após uma semana da aplicação do manual para medir a retenção. As variáveis dependentes medidas incluem acurácia do desempenho (porcentagem correta) durante cada avaliação de preferência direta e a quantidade de tempo necessária para completar o material de estudo. Para ambos os experimentos, é esperado que nenhum participante alcance o critério máximo durante a linha de base, e todos os participantes atinjam o critério após a intervenção com o CAPSI. Esse estudo estenderá as pesquisas anteriores que utilizaram o CAPSI, por apresentar material de estudo online, incorporar vídeos de demonstração dos procedimentos, ter um sistema de pontuação e feedback completamente informatizado e por ensinar um procedimento de cuidados em saúde. (AU)