Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de redes espaciais complexas para a coexistência de interações hospedeiro-parasitóide efêmeras

Processo: 12/01189-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de maio de 2012
Vigência (Término): 14 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Beneficiário:Carolina Reigada Montoya
Supervisor no Exterior: Sebastian J. Schreiber
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:09/05743-6 - Persistência da interação hospedeiro-parasitóide mediada por estrutura espacial e parâmetros demográficos dependentes da densidade, BP.PD
Assunto(s):Redes complexas   Interações hospedeiro-patógeno   Conectividade (ecologia)

Resumo

Este estudo tem como finalidade verificar o efeito de diferentes padrões de movimento para a coexistência de hospedeiros e seus parasitóides dadas em sítios efêmeros. O sistema proposto consiste na reprodução de comunidades de dípteros decompositores que utilizam matéria em decomposição para a reprodução e desenvolvimento de sua prole. Quando suas larvas se tornam pupas, estas ficam susceptíveis ao ataque de parasitóides. O tempo de vida do recurso permite que somente uma geração destes insetos o utilize, sendo necessário a colonização de outros recursos que surgem no ambiente para que as novas gerações consigam se reproduzir. Os efeitos de diferentes padrões de movimento das espécies, serão analisados aplicando a teoria do grafos (redes complexas), na qual os sítios disponíveis para ocorrência de recurso serão conectados entre si através de diferentes topologias de redes, definido o padrão de movimento das espécies entre os sítios. A matriz espacial será caracterizada por várias métricas (número médio de sítios, distância media entre sítios e medidas de agregação dos sítios) e persistência local e regional das espécies serão analisadas através de correlações entre estes fatores e as variações espaços-temporais do recurso efêmero. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIGADA, CAROLINA; SCHREIBER, SEBASTIAN J.; ALTERMATT, FLORIAN; HOLYOAK, MARCEL. Metapopulation Dynamics on Ephemeral Patches. American Naturalist, v. 185, n. 2, p. 183-195, FEB 2015. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.