Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de QoSS (Qualidade do Serviço de Segurança) em estruturas de comunicação híbridas para a proteção de sistemas sobre silício (SoC)

Processo: 12/04399-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Marius Strum
Beneficiário:Martha Johanna Sepúlveda Flórez
Supervisor no Exterior: Guy Gogniat
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Bretagne-Sud, Lorient (UBS), França  
Vinculado à bolsa:11/51598-8 - Implementação de QoSS (qualidade do serviço de segurança) em estruturas de comunicação híbridas para a proteção de sistemas sobre silicio (SOC), BP.PD
Assunto(s):Circuitos elétricos   Circuitos eletrônicos   Circuitos magnéticos   Segurança de redes

Resumo

Com a introdução dos sistemas eletrônicos desenvolvidos na forma de um SoC (Sistema-sobre-Silício) em ambientes distribuídos, a informação crítica armazenada e processada pelo SoC é alvo de ataques. Neste cenário, a segurança é um requisito importante de projeto dos atuais SoCs. A estrutura de comunicação é o coração do SoC. O seu papel central na troca e controle da informação no SoC a torna atraente para a implementação de serviços de segurança. Recentemente foram propostas as HoCs (do inglês Hybrid-on-Chip communication structures), uma estrutura de comunicação que combina os barramentos e as NoCs (Network-on-Chip), na busca da satisfação dos requisitos de comunicação dos atuais e futuros SoCs. O desafio consiste em garantir a segurança de um SoC sob restrições de área, latência e potência. A adoção do conceito QoSS (Quality-of-Security-Service) no projeto da HoC permite a exploração do compromisso entre desempenho e segurança do sistema. Até o momento não existe nenhum trabalho que implemente segurança nas HoCs. O grupo de segurança do LAB-STICC sob a orientação do Prof. Guy Gogniat é um centro de pesquisa Frances referência na área de proteção dos sistemas embarcados. No estágio de 1 ano de duração nesse laboratório pretendemos: 1) testar e integrar o modelo SystemC-TLM do barramento SECA que implementa serviços de segurança ao nosso modelo SystemC-TLM da NoC; 2) utilizar os seus modelos de criptoprocessadores com o intuito de implementar diferentes serviços de segurança na HoC; 3) utilizar seu conjunto de modelos de geradores de ataques no desenvolvimento de novos mecanismos de segurança para a estrutura de comunicação baseada em HoC e no teste de eficácia da segurança; 4) desenvolver soluções de proteção para sistemas caracterizados por políticas de segurança dinâmica; e 5) integrar a nossa HoC no modelo de um MPSoC. No passado, a parceria entre LABSTICC e o nosso laboratório gerou 3 artigos em conferencias, 2 artigos em revistas e 2 prêmios como melhor artigo de conferencia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)