Busca avançada
Ano de início
Entree

Possíveis evidências da participação do retículo endoplasmático e da mitocôndria na morte de HL-60 diferenciada em neutrófilo sob condição de hiperglicemia

Processo: 12/05349-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 23 de julho de 2012
Vigência (Término): 22 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Tatiana Carolina Alba Loureiro
Beneficiário:Wilson Mitsuo Tatagiba Kuwabara
Supervisor no Exterior: Sergio Grinstein
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Toronto (U of T), Canadá  
Vinculado à bolsa:10/12818-0 - Participação do stress de retículo no processo de morte celular em neutrófilos de ratos diabéticos, BP.MS
Assunto(s):Neutrófilos   Diabetes mellitus   Mitocôndrias   Estresse do retículo endoplasmático   Cálcio

Resumo

Os neutrófilos são células fagocitárias que agem na primeira linha de defesa do organismo contra os microrganismos invasores. Estas células possuem função importante na iniciação e sustentação do processo inflamatório, além de contribuir na regulação das reações imunes. Em algumas condições patológicas as diversas funções dos neutrófilos apresentam-se deficientes causando uma maior susceptibilidade a inflamação e complicações na resolução da mesma (Djaldetti et al., 2002). O diabetes mellitus é uma síndrome caracterizada pela alta glicemia (hiperglicemia) devido a uma disfunção na secreção de insulina e/ou pela resistência periférica a este hormônio, acarretando problemas na homeostase do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas (Wolff, 1993; Courten et al., 1998). Nesta síndrome, observam-se várias alterações nas funções dos neutrófilos, inclusive no processo de morte celular dessas células, o que pode comprometer a resolução do processo inflamatório dos pacientes diabéticos. Porém, a maneira de como essa síndrome influencia na morte dos polimorfonucleares não é ainda bem caracterizado. Recentemente verificou-se uma possível participação do retículo endoplasmático no processo de morte celular. Essa organela pode apresentar-se sob condição de estresse devido a alterações na formação de proteínas, além de ser outro possível sítio de produção de EROs, além da NADPH oxidase e da própria mitocôndria, e exacerbar a cascata de reações decorrentes do estresse de retículo. Dessa forma, o presente projeto visa avaliar as funções do retículo endoplasmático e da mitocôndria em células HL-60 diferenciadas em neutrófilos sob a condição de hiperglicemia. Para tanto, microscopia de imunofluorescência será utilizada para avaliação do possível stress de reticulo gerado pela hiperglicemia, através da marcação das chaperonas GRP78/Bip e GRP94; será medido o influxo/efluxo e a dinâmica do cálcio intracelular pela marcação desse íon com Fura-2; e, por fim, será medido o possível distúrbio na produção de espécies reativas de oxigênio (EROS) pela célula, especificamente pela mitocôndria, através das análises por MitoSOX e Hidroetidina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TATAGIBA KUWABARA, WILSON MITSUO; ZHANG, LILING; SCHUIKI, IRMGARD; CURI, RUI; VOLCHUK, ALLEN; ALBA-LOUREIRO, TATIANA CAROLINA. NADPH Oxidase-Dependent Production of Reactive Oxygen Species Induces Endoplasmatic Reticulum Stress in Neutrophil-Like HL60 Cells. PLoS One, v. 10, n. 2 FEB 10 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.