Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de perfis de velocidade durante o escoamento bifásico no interior de macrocanais através de PIV (particle image velocimetry)

Processo: 12/09459-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gherhardt Ribatski
Beneficiário:Jéssika de Oliveira Alves
Supervisor no Exterior: Timothy A. Shedd
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/20690-3 - Determinação das características do filme líquido e das gotículas contidas no vapor durante o escoamento anular de refrigerantes halogenados no interior de microcanais, BP.IC
Assunto(s):Transporte de quantidade de movimento   Escoamento bifásico

Resumo

Esta proposta de Estágio de Pesquisa no Exterior na modalidade de Iniciação Científica visa, inicialmente, proporcionar à aluna a oportunidade de aprender técnicas avançadas de investigação do escoamento bifásico e da ebulição convectiva no interior de macrocanais (diâmetro equivalente superior a 3 mm), visando posterior aplicação dessas técnicas em sua pesquisa no país, que tem como tema a investigação do escoamento bifásico no interior de microcanais, incluindo a avaliação de comportamentos característicos de micro e macro-escala. O estágio será realizado na Universidade de Wisconsin-Madison, E.U.A., com supervisão do Prof. Timothy A. Shedd, que possui vasta experiência na área de instrumentação aplicada a escoamentos multifásicos. O estágio compreenderá um período de dois meses, com início previsto para julho, durante o qual a aluna terá como tema de estudo o levantamento de perfis de velocidade e caracterização de ondas interfaciais durante escoamentos anulares no interior de macrocanais através de técnicas de PIV em bancada experimental operacional existente em laboratório coordenado pelo professor supervisor do estágio. Para o estudo proposto serão utilizados procedimentos e rotinas de tratamento de imagens desenvolvidas pelo Prof. Shedd. O estágio tem também como objetivo possibilitar a aluna com excelente desempenho, tanto na graduação (CR=9,0) como na sua pesquisa de Iniciação Científica, vivência em instituições de excelência no exterior, inserindo-a em um contexto global relacionado ao desenvolvimento de atividades científicas. Tal experiencia será profícua caso Jéssika decida pela continuidade de seus estudos através da realização de mestrado e doutorado. (AU)