Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da rugosidade e deposição de corantes em resinas compostas para restauração de dentes posteriores submetidos a diferentes sistemas de acabamento e polimento e observação em microscopia eletrônica de varredura

Processo: 00/01792-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Aperfeiçoamento
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:José Roberto Lovadino
Beneficiário:André Figueiredo Reis
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pigmentação   Resinas compostas

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a rugosidade superficial e a deposição de corante na superfície de compósitos restauradores para dentes posteriores. Serão utilizados as seguintes resinas compostas: Z-250 (3M), Alert (Jeneric-Pentron), Solitaire (Kulzer), SureFil (Dentsply) e os seguintes sistemas de acabamento e polimento: Poli I e II (Kota), Ultralap (Moyco), Enhance (Dentsply), Politip (Vivadent), Pontas diamantadas F e FF (KG-Sorensen) e Pontas multilaminadas (Beavers Dental). Através da interação entre compósitos e agentes polidores serão formados 24 grupos experimentais (n=6). Após o acabamento e polimento, as amostras em compósito serão submetidas inicialmente ao teste de rugosidade superficial (Mitutoyo). O ensaio de deposição de corante será realizado com as mesmas amostras imersas em solução de azul de metileno 2% por 24 horas. As amostras serão trituradas e depositadas individualmente em tubos de ensaio contendo álcool etílico absoluto para dissolução do corante e a concentração será dada pela leitura de absorbância em espectrofotometria (Beckman). Serão realizadas fotomicrografias das regiões mais expressivas de cada grupo experimental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS‚ A.F.; GIANNINI‚ M.; LOVADINO‚ J.R.; AMBROSANO‚ G.M.. Effects of various finishing systems on the surface roughness and staining susceptibility of packable composite resins. Dental Materials, v. 19, n. 1, p. 12-18, . (00/01792-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.