Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervenção em assentamentos precários: políticas públicas habitacionais e a redução dos riscos de desastre

Processo: 11/04331-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leandro Silva Medrano
Beneficiário:Eliane Roberto Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desastres ambientais

Resumo

As cidades brasileiras sem infra-estrutura capaz de acompanhar o crescimento populacional, com políticas habitacionais insuficientes, exclusão social e planejamento urbano precário impeliu a população de baixa renda a ocupar áreas ambientalmente frágeis, vivendo em condições de degradação e risco. Esse quadro exige, cada vez mais, que os instrumentos de planejamento urbano sejam aplicados em conjunto, agindo como catalisadores do desenvolvimento local. Diante de tal situação, este estudo pretende analisar as políticas públicas habitacionais implantadas em assentamentos precários na última década, seus reflexos na implementação destas políticas com a evolução dos programas de intervenção em ocupações irregulares; sobre a vida da população e, na promoção da favela em bairro e conseqüente integração da mesma à cidade, desencadeando um processo de produção do espaço. Enfatizar-se-á as potencialidades desses programas e as inovações no desenvolvimento de métodos de mapeamento das áreas de risco e redução dos quadros de catástrofe deflagrados por desastres naturais. A análise será feita através do estudo de dois estados brasileiros: São Paulo e Rio de Janeiro com destaque para as comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, São Paulo (SP); Morro do Borel e Morro do Alemão, Rio de Janeiro (RJ).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Eliane Roberto. Intervenção em assentamentos precários : análise das comunidades de Paraisópolis e Vila Nova Jaguaré. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.