Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da resposta pró-inflamatória de macrófagos cultivados em substrato contendo nanotubos de carbono de parede múltipla (MWCNTs)

Processo: 11/16775-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Marcus Alexandre Finzi Corat
Beneficiário:Mirian Michelle Machado de Paula
Instituição-sede: Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Movimento celular   Nanotubos de carbono   Biomateriais   Resposta inflamatória   Nanotecnologia

Resumo

As promessas da utilização de nanotubos de carbono (CNTs) para fins biomédicos se esbarram em algumas dificuldades. Muitos estudos de nanotoxicologia foram realizados analisando propriedades destes materiais em causar injúrias no tecido vivo. Apesar das evidências da citotoxicidade dos CNTs, existe também um grande número de publicações de estudos de biomateriais baseados em CNTs que suportam a idéia de biocompatibilidade do CNT. Resultados do nosso grupo evidenciaram que os nanotubos de carbono de parede múltipla (MWCNT) obtidos pela metodologia desenvolvida pelo laboratório Associado de Sensores e Materiais do INPE foram suficientes para obter biocompatibilidade. As estruturas de MWCNT alinhados revelaram que um ínfimo contato entre as estruturas das células e a nanotopografia é decisivo para garantir a bioatividade e eficiência no crescimento e espalhamento celular sem produzir efeitos citotóxicos. Outro resultado promissor do nosso grupo, realizado no período de iniciação científica (processo FAPESP-2009/16986-7) pela proponente deste projeto, mostrou características da adesão celular em substrato contendo MWCNT alinhado através da análise de proteínas envolvidas no mecanismo de adesão, assim como, estudo comparativo de preferência de substrato para proliferação e viabilidade celular. Neste trabalho verificou-se um melhoramento das propriedades de adesão e espalhamento celular de acordo com o substrato de CNT utilizado, com ou sem tratamento de funcionalização com plasma de O2. No entanto, nenhum substrato mostrou-se tão eficiente quanto o substrato controle Ti sem CNT. Isto mostrou-se que substratos de CNT, apesar de atóxico, podem provocar reações no comportamento celular. Para aprofundar e melhor esclarecer este comportamento celular, neste projeto propõe-se a análise da resposta inflamatória de macrófagos cultivados em substrato de CNT e o potencial deste substrato para estimular migração de células progenitoras da medula óssea envolvidas com o reparo tecidual no organismo. Com isso, produzir informações úteis para verificar o potencial e para manufatura destes biomateriais a serem utilizados no auxílio da terapia celular baseado em substrato de CNT.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Mirian Michelle Machado de. Análise da resposta pró-inflamatória de macrófagos cultivados em substratos contendo nanotubos de carbono de parede múltipla (MWCNTs). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.