Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle coerente do processo de fotocatálise mediada por TiO2 induzida por pulsos de femtossegundos

Processo: 12/02553-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Cleber Renato Mendonça
Beneficiário:Tarcísio Rocha Figueredo
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/12399-0 - Aplicações de pulsos de femtossegundos em óptica não linear: espectroscopia, formatação de pulsos e microfabricação, AP.TEM
Assunto(s):Óptica não linear

Resumo

A utilização de pulsos ultracurtos de laser vem crescendo devido ao interesse tanto do ponto de vista tecnológico quanto fundamental. Como conseqüência da larga banda espectral deste tipo de laser, surgiram técnicas de formatação do pulso que permitem, além da otimização do próprio pulso, o controle e manipulação da interação da luz com a matéria. Esta nova área sugere que importantes avanços no controle e entendimento da interação da luz com a matéria possam ser alcançados, permitindo, por exemplo, a obtenção de produtos ou estados moleculares que não são facilmente alcançados convencionalmente. O presente projeto visa investigar a otimização da fotocatálise mediada por TiO2, induzida por absorção multifotônica, através do controle coerente da interação da luz com a matéria, via formatação espectral do pulso. Para tal finalidade, usaremos como molécula de prova a rodamina B. A partir desses resultados, deveremos interpretar as modulações de fase obtidas, relacionando-as a aspectos moleculares e espectroscópicos tanto do TiO2 quanto da rodamina.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEREDO, Tarcísio Rocha. Estudo da fotodegradação por pulsos de femtossegundos em Rodamina B na presença de TiO2. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.