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Instrutor surdo: reflexões sobre as práticas de ensino da Língua Brasileira de Sinais

Processo: 12/07692-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Karen Santos Lopes
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Língua Brasileira de Sinais   Educação especial   Surdez

Resumo

A educação de alunos surdos tem sido foco das recentes discussões acerca da inclusão escolar, especialmente no que se refere às metodologias empregadas no ensino desses sujeitos. Sob tal aspecto torna-se relevante aprofundar os estudos sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para alunos surdos, considerando que esta tem se mostrado eficaz na comunicação e educação destes alunos. O presente estudo objetiva analisar as estratégias utilizadas por instrutores surdos para o ensino de Libras, em um espaço educacional bilíngue, cujas propostas visam o respeito às singularidades dos alunos surdos e configuram um espaço de construção de ideias mais igualitário.Acreditando-se que esse profissional tem fundamental importância no desenvolvimento da língua e na aquisição de inúmeros conceitos pela criança, pretende-se discutir e refletir acerca dos aspectos relacionados às suas práticas de ensino as dificuldades relacionadas a este momento e a sua formação. Para tal, serão entrevistados dois instrutores surdos que atuam em diferentes níveis escolares, educação infantil e fundamental. Os procedimentos incluirão entrevista vídeo-gravada com os profissionais, a qual contará com a presença de um intérprete de Libras.Espera-se, a partir do conhecimento e reflexão dessas práticas, que possamos contribuir para ações futuras de formação e atuação desses profissionais.