Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no ensino de química

Processo: 12/08004-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Formação de professores

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), desde seu inicio como conhecimento especifico para o professor, tem sido pesquisado amplamente. Após mais de vinte e cinco anos de sua existência, ainda há controvérsias sobre suas concepções e muitos modelos foram propostos ao longo dos anos. Baseando-se na ampla literatura existente, esse projeto busca elucidar a natureza desse conhecimento, de seus componentes e de seu processo de desenvolvimento através de uma investigação mais teórica. Procura-se esclarecer como o potencial oferecido pelo PCK pode ser utilizado para desenvolver a formação de professores. Pretende-se analisar os vários modelos propostos por diversos pesquisadores e compará-los nas distintas áreas da ciência. Será feita uma revisão da literatura em busca de trabalhos que relatem o ponto de vista teórico do PCK, estudos sobre a investigação do PCK em professores em formação, novatos e experientes, e estudos sobre mudanças no PCK durante o desenvolvimento profissional de professores.