Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de campo livre digital: avaliação da efetividade em ambiente educacional

Processo: 12/08053-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Regina Tangerino de Souza Jacob
Beneficiário:Aline Duarte da Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Audiologia educacional

Resumo

As crianças passam muito de seu tempo na escola e em 45% desse tempo estão envolvidas em atividades nas quais predomina a fala dos professores e de seus colegas. Deste modo, é fácil concluir que a clara recepção da mensagem e capacidade de processá-la auditivamente é essencial para a aprendizagem escolar.Os níveis de ruído dentro de salas de aula geralmente são elevados e eles variam de acordo com a escola e a sala de aula. A acústica adequada nas salas de aula e uma relação de sinal-ruído favorável são vitais para todos os alunos. Desta forma, o fonoaudiólogo pode colaborar com programas de atuação baseados em instrumentos de avaliação que apontem as adequações ambientais e as orientações necessárias para o professor visto que os dispositivos auxiliares da comunicação, como o sistema FM, fazem parte da Tecnologia Assistiva que o professor deve ter acesso para que seu aluno tenha acesso à informação.A literatura descreve melhoras no desempenho acadêmico, reconhecimento de fala, de aprendizagem e auto-estima aumentada como benefícios da utilização de equipamentos de FM em campo livre para crianças com audição normal. Os professores apontam benefícios que incluem a redução do esforço e fadiga vocal e maior facilidade de ensino. Para escola, manter a saúde vocal do professor significa manter a qualidade de seu ensino e reduzir custos com substituições e tratamentos.Diante de indicações de sistemas de FM para uso em ambientes educacionais, este estudo propõe avaliar os benefícios do sistema de campo livre digital para o rendimento acadêmico de indivíduos com audição periférica normal e para a voz e saúde vocal dos professores envolvidos visando contribuir com evidências científicas para o planejamento de políticas públicas que envolvam as populações estudadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CRUZ, ALINE DUARTE; ALVES SILVERIO, KELLY CRISTINA; ACEITUNO DA COSTA, ALINE ROBERTA; MORTARI MORET, ADRIANE LIMA; PEREIRA LAURIS, JOSE ROBERTO; DE SOUZA JACOB, REGINA TANGERINO. Evaluating effectiveness of dynamic soundfield system in the classroom. Noise & Health, v. 18, n. 80, p. 42-49, JAN-FEB 2016. Citações Web of Science: 1.
ALINE DUARTE DA CRUZ; KELLY CRISTINA ALVES SILVÉRIO; VANESSA VEIS RIBEIRO; REGINA TANGERINO DE SOUZA JACOB. Impacto do sistema de campo livre dinâmico na voz do professor: estudo de caso. Revista CEFAC, v. 18, n. 5, p. 1260-1270, Out. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Aline Duarte da. Sistema de campo livre digital: avaliação da efetividade em ambiente educacional. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.